Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Comissão de Direitos Humanos visita o Presídio Regional

• 22/06/2011

A Comissão de Políticas Públicas, Direitos Humanos, Cidadania e Assuntos Regionais da Câmara de Vereadores fez visita ao Presídio Regional de Santa Maria na manhã desta quarta-feira (22). Os vereadores Admar Pozzobom, Helen Cabral, João Kauss e Isaias Romero, acompanhados da Juíza da Vara de Execuções Criminais, Uda Roberta Schwartz, verificaram as instalações do presídio e constataram que as condições são precárias.
Além da superlotação, a ala feminina do presídio funciona em um espaço que deveria servir como instalação administrativa. A juíza enfatizou que “quando uma pessoa é condenada a cumprir pena de reclusão, ela perde apenas o direito à liberdade, não os outros direitos, como à dignidade, que é o que acaba acontecendo aos detentos daqui”.
A magistrada ainda ressaltou a importância do engajamento da comunidade junto ao poder legislativo para reivindicar melhorias para o presídio, como, por exemplo, os atendimentos médicos e a realização de projetos de trabalho para os detentos. O vereador Admar Pozzobom, presidente da Comissão de Políticas Públicas, afirmou que a partir da visita será feito um relatório e encaminhado para as autoridades na tentativa de se conseguir melhorias nas condições de vida dos apenados.

Texto e foto: Gabriela Perufo