Santa Maria, sábado, 27 de abril de 2024

Legislativo faz entrega da Comenda Coronel Pilar

• 14/07/2011

Em sessão solene, realizada no final da tarde desta quinta-feira (14), a Câmara de Veredaores fez a entrega da Comenda Coronel Pilar ao 1º sargento da reserva da Brigada Militar Hernande Vieira Soares. A Comenda Coronel Pilar, instituída por meio do Decreto Legislativo 07/2005, é uma distinção concedida ao brigadiano, da ativa ou reformado, que tenha se destacado no exercício das atividades de policial militar. A indicação do nome do homenageado é feita em conjunto pela Câmara, Associação dos Inativos da Brigada e Centro Regional de Policiamento Ostensivo Central.
A solenidade foi conduzida pelo presidente em exercício do legislativo, vereador Admar Pozzobom, com a mesa de honra composta pelo superintendente da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública, Luiz Eliton Cordenuzzi, representando o prefeito Cézar Schirmer; pelo Major Marcelo Moura Silva, representando o comando da Base Aérea de Santa Maria; pelo 1º Tenente Carlos Rodrigues Gomes, representando o comandante da 3ª Divisão de Exército; pelo Tenente Coronel Sidenir Cardoso Oliveira, representando o Comando Regional de Policiamento Ostensivo Central, e pelo Tenente Coronel Wladimir Francisco Barros Comasseto, Comandante do 1º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar.
O vereador Jorge Trindade saudou o homenageado, em nome do legislativo, destacando a trajetória de mais de 30 anos de serviços prestados pelo sargento Hernande Vieira Soares. Nascido em 15 de maio de 1940, o filho de brigadiano Hernande Vieira Soares ingressou na corporação em 1961. Além da exemplar conduta no desempenho das atividades cotidianas de policial militar, o parlamentar destacou a dedicação do homenageado junto a entidades de classe da família brigadiana.
Após receber das mãos do vereador Jorge Trindade a Comenda Coronel Pilar, juntamente com o kit de obras editadas pela Lei do Livro, Hernande Vieira Soares saudou as autoridades que compunham a mesa e os demais vereadores, além de agradecer a presença de amigos e familiares. “Mesmo estando aposentado há 21 anos, estamos permanentemente em atividade e atentos às demandas da corporação”, salientou o homenageado, que atualmente exerce a vice-presidência da UBPI-BM – União Beneficente dos Praças Inativos da Brigada Militar – e a direção de patrimônio da Associação dos Sargentos da BM.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Gabriela Perufo