PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sábado, 27 de abril de 2024

Resumo dos pronunciamentos da sessão ordinária desta terça-feira


Resumo dos pronunciamentos da sessão ordinária desta terça-feira
  • 02/08/2011
Compartilhe:

Manoel Badke(DEM) – O vereador desejou sucesso aos vereadores na retomada das atividades plenárias, ocorrida nesta terça-feira. Badke informou que, no último domingo, Camobi foi beneficiada com instalação de nova sinaleira na RST 287, que deve resolver problemas de trafegabilidade. O democrata afirmou ainda que o asfaltamento da nova estrada de Pains irá auxiliar o fluxo do trânsito nas proximidades da UFSM. Manoel Badke elogiou a Universidade Federal de Santa Maria por ser uma das melhores instituições de ensino da América Latina, mas que precisa de investimentos do governo federal para continuar sendo uma universidade de qualidade.

Maria de Lourdes Castro (PMDB) – A parlamentar parabenizou a secretária de município da Cultura, Iara Druzian, e equipe, pelo sucesso do evento que marcou a abertura do mês da Cultura, realizado na noite de ontem (1º de agosto), no Salão da SUCV. Maria de Lourdes destacou a qualidade das intervenções artísticas a cargo da Emaet – Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan – e da Ong Oca Brasil. A peemedebista mencionou ainda a homenagem às empresas santa-marienses que investem em cultura, destacadas durante o evento. Maria de Lourdes Castro elogiou ainda o trabalho do grupo de mulheres, capitaneadas por Terezinha Motecy, que desenvolve um trabalho de conscientização da população e combate à corrupção.

João Kaus (PMDB) – O vereador referiu-se à proposta de implantação de ensino médio na região da Nova Santa Marta, afirmando que o tempo passa sem que haja uma solução efetiva para essa demanda da população e que se faz necessária a construção de estrutura física para abrigar os novos alunos.

Isaias Romero (PMDB) – Mencionando os vereadores Manoel Badke (DEM) e Jorge Trindade (PT), Romero referiu a interferência decisiva do legislativo na implantação de semáforos e outras medidas de segurança no trânsito da região de Camobi. O parlamentar enalteceu o trabalho desenvolvido pela Fundae e apresentado pelo presidente da fundação em Santa Maria, Mário Gaiger, no espaço da tribuna livre.

Werner Rempel (independente) – O parlamentar comunicou que no próximo dia 24 de agosto, data da morte de Getúlio Vargas, o Partido da Pátria Livre deverá estar encaminhando registro junto ao TSE, habilitando-se a participar do próximo processo eleitoral. Conforme Werner, foram coletadas mais de 1 milhão de assinaturas de eleitores, em todo o país, para garantir as 490 mil assinaturas reconhecidas necessárias à criação de um novo partido. Rempel referiu ainda que São Paulo foi o estado que liderou a coleta de assinaturas, seguido pelo Rio Grande do sul e pelo Ceará. O vereador mencionou ainda que o nome do novo partido vem de uma frase do Hino Nacional Brasileiro.

Sandra Rebelato (PP) – A presidente do legislativo também se refriu à solenidade de abertura do Mês da Cultura e à grandiosidade da programação agendada ao longo de agosto. Sandra Rebelato manifestou ainda a satisfação pela criação da Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Santa Maria, nos moldes por ela propostos ao prefeito Cezar Schirmer.

Paulo Airton Denardin (PP) – O progressista foi outro parlamentar a destacar o trabalho desenvolvido pela Fundae e pelo compromisso, que é de toda a sociedade santa-mariense, de lutar pela recuperação da condição de entidade filantrópica por parte da fundação, condição essa que lhe foi destituída, desde o escândalo do Detran, ainda que a Fundae não tenha estado envolvida diretamente nas irregularidades. Denardin referiu ainda estar protocolando projeto de lei, semelhante à matéria apresentada na Assembléia Legislativa do Estado, versando sobre a proteção e fiscalização dos direitos do consumidor, sobretudo, no que se refere aos serviços de bancos e seguradoras.

Admar Pozzobom (PSDB) – O vice-presidente da Câmara mencionou atividades desenvolvidas tanto por seu gabinete parlamentar, quanto no exercício da presidência do legislativo, durante o período de recesso parlamentar, dentre elas o contato com o comando da Brigada Militar, quando foi pleiteada a volta do policiamento permanente nos distritos, o que deve ser encaminhado, ao menos parcialmente, após a efetivação dos novos PMs temporários.

Jorge Ricardo Xavier (PRB) – O vereador referiu-se ao fato divulgado pela imprensa, ocorrido na cidade de Tenente Portela, onde uma menina de 11 anos deu à luz uma criança. Com base nesse episódio, Jorge Ricardo lamentou a desestruturação da família como entidade basilar da sociedade frente aos apelos culturais e de consumo que encurtam, cada vez mais, a tão saudável e necessária fase da infância. O parlamentar elogiou, por outro lado, a campanha “Viva a faixa”, desenvolvida pelos veículos do Grupo RBS.

Helen Cabral (PT) – A petista também referiu atividades de seu mandato, desenvolvidas durante o período de recesso parlamentar, mencionando o contato com a superintendência dos Correios, em Porto Alegre, quando foi tratada a questão de localidades do município, sobretudo áreas de invasão, não atendidas pelo serviço de entrega de correspondência. Helen afirmou que o tema será tratado em audiência pública a ser agendada pela Comissão de Políticas Públicas da Câmara. A vereadora ressaltou que a falta de cobertura por esse serviço se deve à falta de CEPs e, por isso, o trabalho dos vereadores, por vezes criticado pela imprensa, de denominar ruas, se faz tão importante. A parlamentar lamentou ainda os atos de vandalismo praticados contra estabelecimentos públicos de ensino do município e a dificuldade burocrática das escolas para repor equipamentos depredados.

João Carlos Maciel (PMDB) – O parlamentar mencionou os esforços de todos os vereadores para que Santa Maria fosse dotada de um pórtico de acesso, necessidade essa hoje atendida pelo poder público. Maciel referiu ainda as condições desfavoráveis do asfalto no trecho da BR-158, entre a sede do município e a localidade do Alto das Palmeiras, no distrito de São Valentin. O peemedebista lamentou também o estado precário do trecho da RST-287, entre Paraíso do Sul e Santa Maria, e os problemas que começam a se agravar na pavimentação da Faixa Velha de Camobi. O perigo da travessia de pedestres no acesso à Cohab Tancredo Neves também foi lembrado por João Carlos Maciel, bem como em frente ao Park Hotel Morotin, na RST-287. O vereador fez referência aos comentários sobre sua possível saída do PMDB, afirmando estar buscando a solução mais sensata para o impasse, ainda dentro do âmbito partidário, e enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo maestro João Carlos Silva na formação da banda municipal sediada na Vila Urlândia.



Texto: Ludwig Larré
Jornalista responsável: Renata Bianchini


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços