Santa Maria, quinta-feira, 2 de maio de 2024

Resumo dos pronunciamentos da sessão desta terça-feira

• 09/08/2011

Paulo Airton Denardin (PP) - afirmou que os vereadores da sigla estão abertos ao diálogo com a representação dos professores para analisar o projeto de lei do Executivo referente ao piso salarial nacional. Informou que, no último sábado, na companhia do prefeito Schirmer, participou de reunião na localidade de Banhados (divisa Santa Maria/São Gabriel) para ouvir e encaminhar os pleitos da comunidade.

Jorge Ricardo Xavier (PRB) - destacou que os vereadores, dentro de suas possibilidades, trabalham pelo povo santa-mariense. Jorge Ricardo falou da importância programa de educação para o trânsito, que tem a participação de 80 escolas. Parabenizou Escola Adelmo Simas Genro pela realização de blitz de conscientização de motoristas e pedestres sobre a faixa de segurança.

João Carlos Maciel (PMDB) - relatou que, meses atrás, na companhia da secretaria Valsserina Gassen, esteve na localidade de Banhados para verificar as demandas da comunidade. “Nós aguardamos que os resultados sejam colocados em prática”, afirmou. João Carlos Maciel lamentou o vandalismo praticado contra o patrimônio público, que causa prejuízo à totalidade da população. “É um crime e uma afronta”, opinou.

Manoel Badke (DEM) - afirmou que a prefeitura de Santa Maria realiza, no próximo domingo (14), a Festa do Marreco e das Hortaliças no distrito de Arroio Grande. A promoção é das secretarias de Turismo e do Desenvolvimento Rural. Manoel Badke, que assumiu recentemente a presidência do DEM, destacou que o partido tem nomes fortes para as próximas eleições municipais. “Fazemos política com seriedade e credibilidade”, observou. O vereador defendeu a necessidade de o Parlamento contar com 21 vereadores para garantir maior representatividade da população. Em comunicação de liderança do DEM, Badke afirmou serem insuficientes os recursos repassados pelos governos federal e estadual ao setor da saúde, provocando caos no setor. Destacou que os professores da UFSM realizam, na próxima quinta-feira, assembleia para decidir sobre realização de greve.

Maria de Lourdes Castro (PMDB) - declarou ter ficado constrangida pelo fato de uma criança de 4 anos ter sido esquecida por professores dentro de uma Escola Municipal. Informou que a secretaria municipal de Educação instaurou sindicância para apurar o fato. A vereadora destacou as ações do Executivo Municipal para aprimorar o setor educacional de Santa Maria, inclusive apresentando projeto para implantação do piso salarial. Maria de Lourdes Castro lamentou o número de mortes no trânsito, enfatizando a necessidade da mudança de comportamento dos indivíduos a fim de transformar a realidade. “A responsabilidade do trânsito, do espaço coletivo, é de cada um de nós”, afirmou, esclarecendo ser insuficiente apenas a legislação de trânsito.

João Kaus (PMDB) - disse ter verificado pessoalmente as más condições das estradas da localidade de Banhados. O vereador também mencionou o crescimento e o desenvolvimento da localidade, o que exige mais atenção do poder público. Kaus relatou ainda a reunião da qual participou, juntamente com a vereadora Helen Carbral, na 8a Coordenadoria Regional de Educação, oportunidade em que se tratou da implantação do ensino médio na Escola Santa Marta. Conforme o vereador, a coordenação da 8a CRE comunicou ter sido descartada a possibilidade de ampliação de estrutura física, devendo adaptar as dependências existentes para o funcionamento do ensino médio.

João Carlos Maciel (PMDB) - utilizando o espaço de liderança do governo, mencionou o episódio em que uma criança for esquecida na Creche Ady Beck, na Vila Maringá. O vereador fez a leitura de nota oficial na qual a Secretaria Municipal da Educação se manifesta sobre o fato, lamentando o corrido, reafirmando que as responsabilidades já estão sendo apuradas e reiterando qual deveria ter sido o procedimento correto a ser adotado no caso da creche encerrar as atividades diárias antes do horário convencional. Maciel acrescentou que, por mais que haja investimentos na educação, é fundamental que exista maior responsabilidade por parte dos educadores.

Isaias Romero (PMDB) - louvou a campanha “Viva a Faixa”, promovida por veículos do Grupo RBS, ressaltando que iniciativas dessa natureza devem criar uma nova consciência tanto nos pedestres quanto nos motoristas. Conforme Romero, ainda falta conscientização sobre a necessidade de guardar distância do veículo que segue à frente no trânsito, para evitar acidentes quando esse pára na faixa de pedestres. O parlamentar relatou ainda ter assistido, emocionado, o documentário sobre a história de ferrovia, recentemente exibido na cidade.

Helen Cabral (PT) - falou sobre o debate que o Sinprosm vem desenvolvendo na cidade acerca da implantação do piso nacional da educação. A vereadora afirmou que a proposta da prefeitura não contempla os professores com regime de trabalho de 20 horas semanais, além de tirar outras vantagens da categoria. Helen referiu também a polêmica entre a assessoria de imprensa da prefeitura e um colunista do Diário de Santa Maria, gerada em função da interpretação de um notícia referente à proposta de implantação do piso nacional da educação e à reação dos professores. A parlamentar manifestou-se contrariamente à proposição de que diretores e vice-diretores de escolas exerçam atividades em sala de aula, afirmando ainda que a proposta do executivo fere o plano de carreira do magistério.