Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Sessão plenária ordinária - Resumo dos pronunciamentos

• 11/08/2011

Admar Pozzobom (PSDB) registrou que em 11 de agosto ocorre comemoração do Dia do Advogado, Dia do Estudante e Dia do Garçom. Enfatizou que os profissionais da advocacia são essenciais à administração da Justiça, tal como previsto na Constituição Federal. Informou que seu irmão, deputado estadual Jorge Pozzobom, homenageou os advogados em sessão ordinária na Assembleia Legislativa. Em comunicação de liderança do PSDB, enalteceu as atribuições dos garçons, que estão presentes no cotidiano das pessoas, e, também parabenizou todos os estudantes. Admar pediu ao movimento estudantil adesão à mobilização para que Santa Maria tenha 200 mil eleitores e, assim, segundo turno nas próximas eleições.

Maria de Lourdes Castro (PMDB) parabenizou advogados de Santa Maria que trabalham com ética e responsabilidade e, da mesma maneira, prestou homenagem estudantes e garçons da cidade. Informou que, nesta quarta-feira, participou do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência. A vereadora destacou que prestigiou a formatura o Curso de Capacitação do Turismo de Santa Maria e Região: Categoria Taxistas, projeto desenvolvido pela secretaria municipal de Turismo. Parabenizou a secretária Norma Moesch e o prefeito Cezar Schirmer por implantação de iniciativas em prol da comunidade.

Isaias Romero (PMDB) afirmou que teve grande repercussão o seu pronunciamento na última sessão ordinária, quando falou sobre crianças enterradas vivas no Egito. Romero relatou que reportagem publicada em revista internacional sobre episódio destaca que as crianças sobreviveram, após ficarem 15 dias enterradas, porque um homem a alimentava. Segundo Romero, esse homem é Deus.

Luiz Carlos Fort (PT) saudou os advogados pela passagem da data, especialmente a presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato, que exerce advocacia. Parabenizou garçons e estudantes pelo 11 de agosto. Registrou o resultado positivo da reunião da Comissão de Saúde realizada, nesta quarta-feira, para discutir o plano de carreira dos servidores da saúde do município. O vereador Fort lamentou o episódio, ocorrido no final da tarde desta quarta-feira no Calçadão Salvador Isaia, quando vários jovens agrediram cidadãos que passavam no local. “Que tamanha brutalidade. Esse episódio fica ruim para Santa Maria”, afirmou.

Helen Cabral (PT) assim como os demais vereadores, registrou o Dia do Advogado, Dia do Garçom e Dia do Estudante. A vereadora criticou o prefeito Schirmer por estar repassando a responsabilidade de administração dos setores básicos para terceiros, citando como exemplo o programa de Asfaltamento Comunitário – Pró-Asfalto, lançado nesta quarta-feira. Helen Cabral fez referência às promessas de campanha do então candidato Schirmer, em que defendia a redução taxas e impostos e garantia a resolução de esgoto a céu aberto e dos buracos nas ruas. “Esta lógica que se estabeleceu é quem tem dinheiro vai ter qualidade de vida melhor. Ruas com moradores que têm dinheiro terão asfalto; quem não tem dinheiro, não terá. Isso é revoltante”, opinou, reiterando críticas à terceirização praticada pela administração municipal.

Paulo Airton Denardin (PP) declarou ser municipalista convicto por entender que os problemas dos cotidianos das pessoas estão nas cidades, mas infelizmente, muitas vezes, faltam recursos financeiros para atender à demanda da população. Observou o grande número de casos de corrupção na esfera federal ao contrário do observado em nível local. “O município é mais perto do cidadão e fica mais fácil de o eleitor fiscalizar nossos atos”, ponderou, acrescentando ser a corrupção o maior problema do país. Cumprimentou equipe da secretaria de Obras pela recuperação das vias da cidade.

Texto: Clarissa Lovatto