Santa Maria, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Sessão plenária ordinária

• 25/08/2011

Conscientização sobre a Esclerose Múltipla
A tribuna livre foi utilizada pela presidente da Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla de Santa Maria e Região (APEMSMAR), Dominguita Graça, que destacou o Dia Municipal e Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. A Câmara de Vereadores aprovou, no ano passado, projeto de lei, tornando 30 de agosto Dia Municipal de Conscientização. Nesta data, na Praça Saldanha Marinho, ocorrem, além da distribuição de folhetos informativos sobre a doença, atividades culturais e esclarecimentos legais relativos aos direitos dos portadores.
Dominguita explicou que a esclerose é uma doença degenerativa crônica do sistema nervoso central e a causa mais comum de incapacidade neurológica de adultos jovens. A presidente da Associação destacou ser a família fundamental para que o portador da doença viva bem, acrescentando não existir cura para a esclerose. Segundo Dominguita, muitos portadores têm vida normal ao seguir tratamento adequado e, para isso, o diagnóstico precoce é fundamental.

Proposições aprovadas

- Requerimento, de autoria do vereador Luiz Carlos Fort, que solicita envio ao Congresso Nacional de moção apoio à votação da PEC 386, que restabelece exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista;

- Requerimento, de autoria do vereador Jorge Trindade, que solicita envio de moção de congratulações à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do RS pela promoção da XI Jornada Estadual Contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;

- Projeto, de autoria do vereador Jorge Trindade, que denomina de “Antonio Bitencourte” a rua 16, da Cohab Fernando Ferrari no bairro Camobi;

- Projeto, de autoria do vereador Jorge Trindade, que denomina de Domingos Fernandes Pereira a rua 18 da Cohab Fernando Ferrari no bairro Camobi. O vereador João Carlos Maciel destacou que os moradores procuram os vereadores, solicitando apresentando projetos para denominar ruas em razão da importância do endereçamento postal. O vereador enfatizou que os vereadores são os únicos possuidores de legitimidade para apresentar projetos de lei nominando ruas.

Primeira discussão

- Projeto de lei 7611, do vereador João Carlos Maciel, que institui no município de Santa Maria o dia do atleta.

Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Pedro Pavan