PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Resumo dos pronunciamentos desta terça-feira


Resumo dos pronunciamentos desta terça-feira
  • 30/08/2011
Compartilhe:

Paulo Airton Denardin (PP) declarou que tem ligação direta com a Vila Oliveira por ter nascido e crescido no local, destacando que sua família mora na vila desde 1943. “Minha história é ali e por um dever moral tenho que falar algumas coisas sobre a vila Oliveira”, ponderou. Denardin informou ter lutado para viabilizar a construção de creche na vila Oliveira e isso será possível graças a destinação de R$1,4 milhão do FNDE. “Fui a Brasília com o prefeito e com a Valserina (Gassen). Três crechês serão construídas em Santa Maria e uma, na vila Oliveira. Uma grande obra do prefeito Schirmer com recurso do FNDE. Foi grande compromisso de campanha do Schirmer”, relatou. Denardin destacou que, devido à atuação parlamentar, garantiu a inclusão do asfaltamento de mais duas ruas com recursos do PAC. Em liderança do governo, o vereador fez referência a obras efetivadas em administrações municipais anteriores desde a gestão de Evandro Behr, destacando que somente quatro ruas da vila Oliveira, atualmente, não são asfaltadas. Denardin enfatizou que, além de viabilizar obras, realiza parcerias com entidades privadas para beneficiar comunidade como, por exemplo, manutenção da biblioteca e da oficina de informática.

Werner Rempel (independente) relatou participação na reunião do diretório nacional do PPL, em Brasília, nos dias 24 e 25 de agosto, quando cerca de 500 pessoas entregaram pedido de registro do partido ao Ministro do TSE, Ricardo Lewandowski. Werner destacou a expectativa de que no dia 25 de setembro ocorra registro definitivo do partido. Informou que o PPL decidiu realizar congresso local no dia 7 de setembro e o congresso nacional, nos dias 20 e 21 de setembro. Werner Rempel afirmou que caso ocorra alguma intercorrência impedindo registro do PPL não ingressará nem retornará a qualquer outro partido.

Luiz Carlos Fort (PT) registrou descontentamento com a demora do Executivo Municipal para recuperar a ponte que liga vila Oliveira até a vila Carolina. Fort sugeriu à Mesa Diretora formação de comissão especial para garantir batalhão da Polícia Rodoviária Estadual em Santa Maria. O vereador destacou necessidade de mobilização de lideranças locais a fim de obter sucesso no pleito.

Marion Mortari (PP) reiterou pedido ao Executivo Municipal para implantar melhorias na infraestrutura do meio rural, especialmente na manutenção das estradas danificadas com a incessante chuva dos últimos dias. O vereador solicitou à prefeitura recuperação da via por onde passam os ônibus na vila Lorenzi.

Manoel Badke (DEM) elogiou o trabalho realizado pelo vereador Paulo Airton Denardin em favor da comunidade. Destacou que, no último final de semana, o Executivo e o Legislativo realizaram atividades in loco no bairro Camobi, denominado “Bairro em Ação”. Segundo o vereador, há falta de creches para contemplar toda a demanda da região leste. Em comunicação de liderança do DEM, informou que, no dia 12 de setembro, oficializa participação na Executiva estadual do partido. Badke, presidente da sigla em Santa Maria, declarou ser totalmente favorável à retomada dos 21 vereadores em razão da necessidade de representação da sociedade. “A sociedade tem que votar e cobrar do seu parlamentar ações. O enfraquecimento do Parlamento é o enfraquecimento da sociedade”, opinou.

Admar Pozzobom (PSDB) fez relato da viagem realizada a Brasília, há cerca de duas semanas, na companhia do vereador Paulo Airton Denardin e do prefeito Cezar Schirmer. Os vereadores reuniram-se com deputados federais e solicitaram destinação de emendas parlamentares para área da infraestrutura de Santa Maria. Em comunicação de liderança do PSDB, informou ter se reunido com Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, e integrantes do Ministério das Cidades para tratar da implantação do trem turístico. Admar Pozzobom afirmou que vários pré-candidatos à vereança estão falando mal dos atuais vereadores, mas muitos críticos não conhecem as atribuições do Legislativo. “É muito mais fácil criticar do que fazer”, destacou. O vereador informou que tem em seu blog enquete para saber a opinião da população sobre aumento ou não do número de vereadores.

Sandra Rebelato (PP) referindo-se a notícias veiculadas nos meios de comunicação sobre número de vereadores, Sandra Rebelato fez referência aos fundamentos da Constituição Federal, entre eles, o pluralismo político. “Vivenciamos Estado Democrático e de Direito, que é estruturado prescrevendo o poderes Executivo, Judiciário e Legislativo”, enfatizou, acrescentando que o pluralismo político é a prova que a assembleia constituinte assegurou campo específico na democracia para as ideologias e vários aspectos da partidarização eleitoral. A vereadora afirmou que ser cidadão é ser sujeito de direitos e deveres e esses, os deveres, pressupõem responsabilidade por ser parte integrante de grande e complexa estrutura, cujo funcionamento depende da contribuição de todos.

Helen Cabral (PT) cumprimentou a chapa liderada por Marta Najar, vencedora da eleição do Sindicato dos Professores Municipais. Referindo-se ao líder comunitário da vila Oliveira, Paulo Santos, a vereadora fez a leitura do abaixo-assinado entregue pela Associação ao Executivo Municipal, pedindo melhorias na localidade. Parabenizou o esforço do líder comunitário para conseguir investimentos na vila Oliveira. Helen informou que a Comissão Especial do Transporte Coletivo percorreu diversas cidades gaúchas e em Curitiba na busca de subsídios a fim de sugerir melhorias no transporte de Santa Maria. “Em Caxias, Porto Alegre e Curitiba há acompanhamento do plano diretor de mobilidade urbana e foi planejado sistema de transporte”, observou.

João Carlos Maciel (PMDB) destacou que o vereador, além de encaminhar reivindicações de vilas e bairros específicos, trabalha em prol de toda Santa Maria. Afirmou que os vereadores trabalham em busca do atendimento das reivindicações dos moradores e, em razão disso, às vezes, ocorrem atritos com Executivo Municipal. O vereador informou que bancada gaúcha na Câmara dos Deputados reuniu-se com Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pedindo recursos para o Rio Grande do Sul. João Carlos citou empenho do deputado Darcisio Perondi para garantir investimentos no Estado.

Isaias Romero (PMDB) afirmou que o ocupante da tribuna livre não citou seu nome, apesar de ter encaminhado ao Executivo diversos pedidos em nome da vila Oliveira. Afirmou que, muitas vezes, o trabalho dos vereadores não é reconhecido pela comunidade. Reiterou ser favorável à retomada dos 21 vereadores no Legislativo e defensor da democracia. Isaias Romero informou que, em Santa Maria, tem uma via conhecida por “rua dos cachorros” e o grande número de animais causa transtornos a maior parte dos moradores. Assim como o vereador Luiz Carlos Fort, destacou ser favorável a batalhão da polícia rodoviária estadual em Santa Maria.

João Kaus (PMDB) declarou entender as angústias do líder comunitário Paulo Santos para conquistar investimentos em favor da vila Oliveira e, ao mesmo tempo, reconheceu empenho dos vereadores para melhorar vida da comunidade. Criticou à administração municipal anterior que retirou famílias localizadas nas proximidades do Arroio Cadena após início das obras, pois, segundo o vereador, o ideal seria ter cuidado da questão social prioritariamente. João Kaus fez relato da reunião promovida pela Comissão Especial com presidentes dos partidos para debater sobre aumento ou não do número de vereadores. Sobre reportagem do Diário de Santa Maria a respeito das ações dos vereadores, destacou que citou apenas três atividades porque esse foi o limite dado pelo jornal. Pediu à imprensa que divulgue mais o trabalho dos vereadores. João Kaus enfatizou que trabalha para conseguir melhorias para comunidade da Nova Santa Marta.




Texto: Clarissa Lovatto

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços