Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Legislativo presente na abertura oficial da Semana da Pátria 2011

• 01/09/2011

Na manhã desta quinta-feira (1º), o Fogo Simbólico da Semana da Pátria 2011 foi conduzido à Praça Saldanha Marinho e entregue ao prefeito Cezar Schirmer. A solenidade fez parte da abertura oficial da Semana da Pátria, e abriu as comemorações oficiais dos 189 anos da independência do Brasil. O Legislativo esteve representado pela presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato (PP), que falou da importância desses eventos para Santa Maria. “Uma cerimônia importante, emocionante e cívica. As pessoas que aqui estão demonstram todo o patriotismo pelo nosso país, o que é fundamental para todos nós, brasileiros”.
Estiveram no evento autoridades do Exército, da Aeronáutica e da Brigada Militar, além de Grupos de Escoteiros e a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAM), que é uma das apoiadoras da Semana da Pátria no Município.
Ainda durante a solenidade, o prefeito Cezar Schirmer distribuiu a centelha aos subprefeitos dos distritos para que o símbolo chegue às comunidades rurais de Santa Maria. “O Brasil é um país maravilhoso, mas precisa, ainda, de muitos avanços no exercício da cidadania, no amor ao país e nos bons costumes públicos. A Semana da Pátria é um bom momento para isso”, salientou o prefeito.
Enquanto permanecer na Praça Saldanha Marinho, o fogo será resguardado, durante o dia, pelos Grupos de Escoteiros de Santa Maria e, à noite, por uma representação das Forças Armadas. A centelha foi acesa na cidade de Glorinha (RS), no dia 14 de agosto, e trazida a Santa Maria pela Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul (LDN).

Texto e foto: Lucian Ceolin