Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Curso de Medicina Veterinária da UFSM recebe homenagem do Legislativo

• 06/09/2011

A Câmara de Vereadores realizou, no final da tarde desta terça-feira (06), sessão especial em homenagem aos 50 anos do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria. Formaram a mesa de autoridades a presidente do legislativo, vereadora Sandra Rebelato; o secretário municipal Rodrigo Menna Barreto, da Secretaria de Desenvolvimento Rural; o major Ádamo Colombo, representando o general Etchegoyen, comandante da 3ª DE; professor Felipe Müller, reitor da UFSM; tenente aviador Marcelo Furtado de Almeida, representando o coronel Ruppenthal, comandante da Base Aérea de Santa Maria; deputado federal Onyx Lorenzoni, representando o Congresso Nacional; médica veterinária Maristela Lovato, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS, e o professor João Cesar Dias Oliveira, coordenador do curso de medicina veterinária da UFSM.
O vereador Manoel Badke, proponente da homenagem, destacou que a Medicina Veterinária começou a ser praticada nos primórdios da civilização, quando o homem primitivo começou a domesticar o primeiro animal. “A prática de tratar animais, segundo a memória histórica, era feita há dois mil anos a.C. em regiões da Ásia, África, Egito e Índia Oriental”, informou o vereador, destacando que no Egito, em 1890, já existiam relatos referentes a sintomas e tratamentos de doenças de diversas espécies de animais há quatro mil anos a.C.
A regulamentação do exercício da Medicina Veterinária no Brasil aconteceu através do Decreto 23.133/32, em 9 de setembro de 1932, pelo então presidente da República Getúlio Vargas. A partir de então, nesta data passou a ser oficialmente comemorada como o Dia do Veterinário.
No dia 30 de janeiro de 1961, foi criado o curso de Medicina Veterinária da UFSM, tendo como diretor o professor Corintho Rodrigues Escobar e, posteriormente, professor Armando Valandro. No ano seguinte, aconteceu o primeiro concurso para ingresso no curso, com 71 inscritos e 39 classificados. A partir de 1975, passaram a ser oferecidas duas turmas por ano, uma no primeiro semestre letivo, e a outra com início no segundo semestre. “Santa Maria vem acolhendo estudantes das mais diferentes regiões do país e também do Exterior que, nesses 50 anos da história, já acolheu 3.307 formandos até 2011”, destacou Badke. Após citar a Oração do Médico Veterinário, o vereador encerrou seu pronunciamento citando pensamentos de Albert Schweltzer e Chico Xavier.
Em seu discurso, o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UFSM, professor João Cesar Dias Oliveira, saudou a todos componentes da mesa, agradecendo ao Legislativo pela homenagem. “Para nós, é com muita alegria que recebemos essa homenagem quando completamos 50 anos”. O coordenador do curso de Medicina Veterinária da UFSM falou sobre as mudanças que aconteceram nesses 50 anos. “Mudamos de um perfil estritamente masculino e rural para, hoje em dia, termos uma proporção de 60% de estudantes do sexo feminino, e muitos egressos do meio urbano. Os egressos ajudam a tornar o curso uma referência, levando o progresso às suas cidades”. O professor agradeceu, emocionado, ao curso de Medicina Veterinária e à UFSM. “ Eu sou um apaixonado pelo curso de Medicina Veterinária de Santa Maria”, concluiu.
Ao final da homenagem, a presidente do legislativo, vereadora Sandra Rebelato, agradeceu a presença de todos, convidando o deputado federal Onyx Lorenzoni, egresso do curso de Medicina Veterinária da UFSM, para falar na tribuna. O deputado parabenizou os homenageados, e falou da honra de ser convidado a esta solenidade. Após a fala de Lorenzoni, o Coral da APUSM fez a apresentação de cinco músicas, encerrando, assim, a homenagem aos 50 anos do curso de Medicina Veterinária da UFSM.

Texto: Clarissa Lovato
Fotos: Pedro Pavan