Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

<b>Produtores rurais recebem Comenda Manoel Pena Xavier </b>

• 08/09/2011

Instituída como um reconhecimento municipal a instituições ou personalidades que se destacam na área da pecuária no município, a Comenda Manoel Pena Xavier foi entregue pelo Legislativo Municipal no final da tarde desta quinta-feira (08). A sessão solene foi presidida pela vereadora Sandra Rebelato e, ao lado dela, formaram a mesa de autoridades Antoniangel Zanini, Secretário Adjunto de Município de Desenvolvimento Rural; Célio Luiz Fontana, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria; Élvio Rosa dos Santos, presidente do Sindicato Rural de Santa Maria; o Tenente Coronel Cleber Torres Camerino, representando o General Etchegoyen, Comandante da 3ª DE; e os homenageados da noite: Amaury Parcianeli Antonio, Vicente Victorio Schuster, Arlei Rodrigues Bonet de Quadros, representando o Setor de Ovinocultura do Departamento de Zootecnia da UFSM, e José Pascoal Marchezan.
O vereador João Kaus se pronunciou em nome do Legislativo, saudando os quatro homenageados. Ao iniciar seu discurso, Kaus referiu-se, primeiramente, ao ,Setor de Ovinocultura do Departamento de Zootecnia da UFSM, entidade homenageada na categoria produtor de ovinocultura. O parlamentar destacou ser o Departamento de Zootecnia da UFSM conhecido mundialmente pelas pesquisas e qualidade na formação de profissionais por ele produzidos e lançados no mercado. “Setor da UFSM responsável pela extensão, produção de conhecimento e divulgação com parcerias junto aos produtores rurais, desenvolvendo qualidade na criação ovina tanto na produção, administração e comercialização dos produtos do setor de ovinocultura”, enfatizou.
Em seguida, o vereador João Kaus falou sobre o segundo homenageado da noite, o senhor Vicente Victorio Schuster, destaque na categoria produtor de gado leiteiro. O vereador relembrou a trajetória do produtor rural, que desde criança já acompanhava o seu pai nas lidas do campo, e ainda a importância da família para os bons resultados em empreendimento. “Seu Vicente atribui o sucesso na produtividade à implementação da tecnologia e à rotatividade da pastagem, e também ao apoio e à ajuda de sua esposa, senhora Maria Devani Bassaco, com quem tem quatro filhos”, relatou o vereador.
Posteriormente, João Kaus referiu-se a José Pascoal Marchezan, que recebeu a honraria na categoria produtor de suinocultura. Sobre o fundador da agroindústria Santo Antônio, o vereador relatou ser uma de preocupações a permanente atenção com a melhoria dos índices técnicos de qualidade e a compatibilização da produção com equipamentos modernos e atendimento às normas vigentes da legislação. “A agroindústria Santo Antônio conta hoje com seis funcionários sendo um veterinário responsável e uma doutora em química no controle de qualidade dos alimentos oferecidos”, destacou o vereador.
Ao saudar o quarto homenageado, senhor Amaury Parcianeli Antonio, destaque na categoria produtor de gado de corte, o vereador relembrou que há mais de quarenta anos o produtor trabalha no sentido de aprimorar o seu rebanho. “Seu Amaury conta com orgulho que tem produzido terneiros que, com nove meses já pesam 200 quilos, e com 18 meses chegam a pesar 445 quilos, número considerados um dos melhores resultados da pecuária de corte”, enfatizou o vereador.
Por sua vez, os homenageados também ocuparam a tribuna para seus agradecimentos. Amaury Parcianeli Antonio, primeiro homenageado a falar, saudou a presidente do legislativo, vereadora Sandra Rebelato, e demais autoridades pela honraria. Agradeceu por, aos 82 anos, estar com saúde para receber este prêmio. “Quero dividir essa homenagem com a família, tudo é fruto de longos anos que atravessamos junto. Apesar de ser uma pequena propriedade, com muito trabalho conseguimos vencer as dificuldades”.
Vicente Victorio Schuster iniciou o discurso falando do orgulho de receber a honraria. Para ele, este é um prêmio não só dele, mas sim de todos os produtores de gado leiteiro. “ Eu estou muito feliz,e agradeço por ser homenageado. Dedico esse prêmio para todos produtores de leite”, conclui.
Arlei Rodrigues Bonet de Quadros, chefe do Departamento de Ovinocultura do curso de Zootecnia da UFSM, falou em nome da entidade. O professor saudou a todos presentes, colegas produtores e família. Dedicou a comenda, também, a seus colegas de equipe da UFSM. “ Sabemos da dificuldade de se fazer esse trabalho. Agradeço a meus colegas por tudo, é um prêmio de todos ”, enfatizou o professor.
José Pascoal Marchezan, o último homenageado a falar, começou dizendo da surpresa de ser homenageado com essa comenda. “ Agradeço, sinceramente, ao legislativo por essa homenagem, que eu não esperava.” Reconheceu, também, sua esposa pelo apoio. “ Esse trabalho não é feito só por mim. Há todo um apoio familiar junto”.
Após a fala dos homenageados, a vereadora Sandra Rebelato falou da honra de poder trazer nesse dia, para receber a comenda, pessoas tão especiais, saudando o bom trabalho feito pelos produtores. Ao final da solenidade, foi executado o Hino Rio Grandense, dando por encerrada a homenagem de entrega da Comenda Manoel Pena Xavier.