terça-feira, 16 de abril de 2024

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Supertex recebe homenagem do Legislativo

• 13/09/2011

Em Sessão Especial nesta terça-feira (13), o Legislativo Municipal prestou homenagem aos 37 anos da empresa santa-mariense Supertex. O vereador Marion Mortari, proponente da solenidade, destacou orgulho em homenagear estabelecimento empresarial destaque no ramo da construção civil.
Em seu pronunciamento, o vereador resgatou a história da empresa, lembrando que o empreendimento, fundado em 1º de setembro 1974, levava o nome do seu fundador, Hélvio Basso, que até década de 1990 consagrou-se como o “Rei da Areia”. A empresa iniciou as atividades com a comercialização de areia em Santa Maria e região e, em 1997, passou a operar a primeira usina de concreto. Com a morte de Hélvio Basso, Elizandro Basso, seu filho, tornou-se único proprietário e presidente da Supertex.
Atualmente são mais de 550 colaboradores distribuídos nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, contando com 17 centrais de concreto usinado, duas areeiras e uma loja de materiais de construção. Entre os negócios agregados, a Supertex conta ainda com locação de equipamentos e usinas móveis, além de argamassa estabilizada.
Em agradecimento à homenagem, Elizandro Basso afirmou ser simples falar da história da Supertex, pois ela confunde-se com a história de sua vida. “A nossa trajetória sempre foi difícil e a dificuldade, o combustível da motivação”, destacou. Basso, bastante emocionado, lembrou as dificuldades para reiniciar as atividades da empresa após grande enchente que destruiu quase totalidade do empreendimento e causou prejuízos financeiros. Lembrou, ainda, o desafio de dar continuidade à empresa após falecimento de seu pai, Helvio Basso.
O vereador Marion Mortari, em nome do Poder Legislativo, entregou a Elizandro Basso, uma placa de homenagem aos 37 anos da Supertex, juntamente com obras lançadas pela Lei do Livro.

Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Lucian Ceolin