Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Instituto de Educação Olavo Bilac recebe homenagem do Legislativo

• 27/09/2011

O Legislativo Municipal realizou, no final da tarde desta terça-feira, Sessão Especial em homenagem aos 110 anos do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (IEEOB). Compuseram a mesa de autoridades Luiz Fernando Coffy Pires, diretor do Instituto; Iara Druzian, secretária municipal de Cultura e Camilo Moro, representando Comando da 3a Divisão do Exército, além da presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato. Isadora Pozzobom, aluna do IEEOB e filha do vereador Pozzobom, fez a leitura de um poema em homenagem ao Instituto Olavo Bilac.
O vereador Admar Pozzobom, proponente da solenidade, salientou que a história do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac iniciou em 1901, quando o então governador estadual, Borges de Medeiros, fundou o Colégio Distrital em Santa Maria, começando a funcionar em setembro do mesmo ano com três professores e 190 alunos. Cinco anos depois, o Colégio Distrital transformou-se em Escola Complementar, formando professores primários, e, no ano de 1910, as Escolas Complementares tornaram-se Colégio Elementares, contando apenas com ensino primário. Já no ano de 1916, houve criação do curso noturno destinado à alfabetização gratuita de adultos. Admar Pozzobom enfatizou que a “Era Vargas” foi divisor de águas na história do país e também da instituição, pois, em 1932, aconteceu a formação da primeira turma de professores e, no ano de 1938, inauguração do prédio central com a denominação de denominada Olavo Bilac, em homenagem ao escritor brasileiro. Anos mais tarde, em 1962, quando Adelmo Simas Genro – pai do atual governador do Estado – foi diretor do estabelecimento de ensino, o nome mudou para Instituto de Educação Olavo Bilac. Pozzobom reiterou que o Instituição Olavo Bilac sempre formou inúmeros cidadãos e líderes em diferentes áreas de atuação, dentre eles, a presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato; a secretária municipal de Cultura, Iara Druzian; o reitor da UFSM, professor Felipe Muller; o deputado estadual Jorge Pozzobom e também Marieta D’Ambrosio, Adelmo Simas Genro, Maria Rocha e Margarida Lopes.
Atualmente, o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (IEEOB) é uma das poucas escolas que oferecem o curso Normal em nível médio e pós-médio, além de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Classe Especial e Ensino Médio Regular.
Luiz Fernando Coffy Pires, diretor do Instituto, agradeceu a homenagem do Legislativo ao Olavo Bilac, instituição responsável pela formação de alunos e jovens no decorrer das décadas. “Bilac, ontem foste um sonho; hoje é uma realidade e o amanhã será de desafios a serem sempre vencidos”, observou, destacando que a filosofia do IEEOB consiste na educação como processo permanente na descoberta de possibilidades de vida. A vereadora Sandra Rebelato, presidente da Câmara e ex-aluna da Escola, externou a emoção em presidir a solenidade em homenagem à centenária instituição de ensino.