Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Trânsito discutido em audiência pública

• 30/09/2011

Por iniciativa da Comissão de Políticas Públicas, a Câmara de Vereadores realizou, na manhã, desta sexta-feira, audiência pública com finalidade de discutir o trânsito em Santa Maria. A Comissão, presidida pelo vereador Admar Pozzobom, é integrada pelos vereadores Helen Cabral, Isaias Romero, João Kaus e Jorge Ricardo Xavier. Participaram da audiência, representantes da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), do Executivo Municipal, da UFSM e comunidade em geral.
O vereador Luis Carlos Fort explicou que propôs à Comissão a realização da audiência por ter recebido inúmeras manifestações sobre os problemas do trânsito. “Reconheço esforço da prefeitura e coragem do secretário Bisogno em mexer na questão da mobilidade urbana”, ponderou, acrescentando que o município não se preparou para receber cerca de 600 automóveis a cada mês. A vereadora Helen Cabral destacou a interrelação entre trânsito e transporte coletivo e declarou que, durante as atividades da Comissão do Transporte Coletivo, percebeu a ausência de gestão pública para a temática e a urgência de plano de mobilidade urbana. Helen adiantou que no dia 04 de outubro a Comissão do Transporte irá apresentar relatório final. O vereador Isaias Romero enfatizou a luta da Câmara há pelo menos duas legislaturas para contribuir com o Executivo na adoção de soluções para melhorar o trânsito. Lembrou que, inclusive, vereadores buscaram subsídios de informações em outros municípios, entre eles, Curitiba.
O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, Marcelo Bisogno, informou que desde que assumiu a pasta, há cerca de 10 meses, foram implantadas 150 alterações para melhorar o fluxo e dar mais segurança a motoristas e pedestres. Para Bisogno, a cidade está atrasada em termos de projeto de mobilidade urbana, principalmente quando comparada com outros municípios. Citou, por exemplo, que, há 10 anos Caxias do Sul já possuía planejamento para as próximas décadas enquanto Santa Maria buscava recursos para reconstruir a ponte do Verde. O professor Carlos Félix, representando a UFSM e ex-secretário do município, ressaltou que para a cidade avançar sem medo errar, é fundamental Plano Diretor de Mobilidade Urbana que dê suporte técnico à execução de possíveis modificações. Além disso, observou Félix, alguns municípios, como Santa Maria, congregam demandas especiais e crescem mais rapidamente que a infraestrutura disponível. A vereadora Maria de Lourdes Castro alertou par urgência de o município contar com Plano de Mobilidade Urbana, pois, caso contrário, as discussões e as ações serão paliativos e defasados. Ponderou, ainda, a necessidade de incentivo, por parte do Poder Público federal, da utilização de transporte coletivo ao invés de estimular à aquisição de automóvel. Na avaliação do representante da ATU, Luiz Fernando Maffini, muda-se o trânsito através de altos investimentos públicos e da conscientização dos cidadãos.
O vereador Admar Pozzobom, informou que, no dia 14 de outubro, às 18h30, acontece audiência pública para debater a segurança no trânsito em torno dos trevos dos quartéis. A atividade é promoção da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Políticas Pùblicas.

Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Gabriela Perufo