PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, segunda-feira, 6 de maio de 2024

Audiência debate políticas públicas de esporte e lazer no município


  • 06/10/2011
Compartilhe:

A Comissão de Políticas Públicas, Direitos Humanos e Cidadania da Câmara, integrada pelos vereadores Admar Pozzobom, Helen Cabral, Isaias Romero, João Kaus e Jorge Ricardo Xavier, realizou, na quarta-feira, 5 de outubro, audiência pública com o objetivo de debater com a comunidade as políticas de esporte e lazer no município. Presidida pela vereadora Helen Cabral, uma vez que o presidente da Comissão, vereador Admar Pozzobom, encontrava-se em agenda oficial, fora do município, a audiência pública realizada no Plenário da Câmara contou com mesa diretora composta também, pelo professor Matheus Saldanha Filho, assessor técnico do PELC – Programa de Esporte e Lazer da Cidade –, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria, pelo professor Marco Aurélio Acosta, diretor do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM, e por Tiago Souza, representando a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Juventude e Idoso. Após a saudação inicial dos integrantes da mesa, o professor Matheus Saldanha Filho fez uma breve apresentação do Programa de Esporte e Lazer da Cidade, que desenvolve ações em 28 dos 44 bairros da cidade. Matheus observou ainda que a Secretaria Municipal de Esporte, criada em 2003, até o momento não dispõe de estrutura, autonomia e recursos para a contratação de profissionais que implementem ações nessa área, tendo cabido à UFSM assumir responsabilidades nesse sentido.
Dentre os que fizeram uso da palavra, o presidente do Sindicato dos Tabalhadores Rurais de Santa Maria, Celso Fontana, destacou as ações desenvolvidas pelos grupos de atividade na terceira idade, ligados à entidade e estabelecidos no meio rural, que vêm recuperando e promovendo a qualidade de vida entre moradores de diversas localidades do interior do município. Celso salientou que esses grupos têm sido convidados para mostrar, em países do exterior, como Espanha e Honduras, os resultados dos trabalhos desenvolvidos. Utilizando-se desse exemplo, o presidente do Sindicato dos Tabalhadores Rurais reiterou a importância da efetivação de políticas públicas de esporte e lazer.
A representante da Aldeia Social SOS, Maria Isolete Medeiros, relatou que entidade, sediada na Vila Urlândia, atendendo crianças e adolescentes de 3 a 14 anos, não dispunha de nenhuma área de esporte e lazer, assim como os moradores daquele bairro, e que a equipe do PELC levou uma nova perspectiva de vida àquela comunidade. Já Daiane Oliveira, monitora do PELC, assinalou o quanto as atividades capitaneadas pela UFSM têm contribuído, com o aspecto prático e humano, na formação acadêmica dos universitários envolvidos no programa. Crianças e adolescentes integrados às atividades de dança e esportes, viabilizadas pelo PELC em diferentes regiões da cidade, relataram os benefícios que vêm sendo proporcionados pelo programa e a diferença que essas iniciativas têm trazido à vida de cada um. Entre diversas outras manifestações, o representante da Associação Comunitária da Cohab Fernando Ferrari, Hermes Cardoso, mencionou os benefícios que, apesar das limitações estruturais, aquela comunidade vem recebendo a partir das ações do PELC e conclamou os vereadores a viabilizar a assinatura de um convênio entre a Prefeitura e a UFSM para efetivar expandir e o Programa de Esporte e Lazer da Cidade. Encerrando as manifestações populares, a representante da Associação Comunitária do Boi Morto, que abrange oito vilas, relatou que essas comunidades dispõem de apenas uma escola e nenhuma área de lazer, solicitando atenção do poder público quanto a essa necessidade da população.
Encaminhando o final dos trabalhos, a vereadora Helen Cabral falou sobre as limitações do legislativo para efetivar soluções práticas para as demandas apresentadas, acrescentando, entretanto que os parlamentares não pouparão esforços em reivindicar junto ao executivo municipal os anseios populares apresentados durante a audiência pública. Helen disse ainda ter-se emocionado com os relatos sobre o quanto as atividades do PELC têm trazido melhorias à qualidade de vida da população. O representante da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Juventude e Idoso, Tiago Souza, relatou que o PELC funcionou como ação conveniada ao município até 2009, não tendo sido renovado, enquanto convênio, por questões burocráticas. Segundo ele, há necessidade de cumprimento de alguns trâmites legais para que a administração municipal retome o convênio, expandindo-o a todas as regiões da cidade. Tiago Souza comprometeu-se a encaminhar a questão junto ao secretário Tubias Calil e ao prefeito Cezar Schirmer, lembrando que a prefeitura tem mantido ações similares, como o Projeto Vida Saudável.
O vereador Isaias Romero comprometeu-se em levantar a bandeira do PELC junto ao executivo, dizendo acreditar que o prefeito Cezar Schirmer não se furtará de buscar soluções que viabilizem a retomada do convênio. Romero garantiu que não faltará disposição entre os integrantes da Comissão de Políticas Públicas, Direitos Humanos e Cidadania da Câmara para que se chegue a um desfecho favorável às demandas apresentadas pela comunidade durante a audiência pública. O diretor do Centro de Educação Física e Desportos, professor Marco Aurélio Acosta, que esteve representando o Reitor da UFSM, declarou-se plenamente satisfeito com a amplitude das manifestações populares ao longo da audiência pública. Acosta afirmou ainda estar otimista em relação à mobilização sinalizada pelos vereadores. Já o professor Matheus Saldanha Filho, assessor técnico do PELC, reiterou que a proposição dos envolvidos no programa é de serem parceiros propositivos do executivo municipal na efetivação de políticas públicas de esporte e lazer.
O vereador João Kaus disse que o grande objetivo da audiência pública não era apontar culpados, mas sinalizar caminhos. Nesse sentido, declarou acreditar na disposição do prefeito Cezar Schirmer em contemplar as demandas levantadas pela comunidade, buscando instrumentos que efetivem cada vez mais ações voltadas ao esporte, ao lazer e à qualidade de vida da população santa-mariense. Já o vereador Jorge Ricardo Xavier parabenizou os presentes pelo excelente nível das manifestações e pela qualidade com que essas pessoas representaram aqueles que não puderam estar presentes. Jorge Ricardo enfatizou a necessidade de que, não apenas se dê continuidade, como se amplie as ações do PELC, comprometendo-se a dar andamento nas proposições junto ao executivo municipal.


Texto: Ludwig Larré
Fotos: Rodrigo Ricordi

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços