Santa Maria, domingo, 5 de maio de 2024

Câmara realiza Sessão Especial em homenagem aos 40 anos da Base Aérea

• 11/10/2011

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira (11), Sessão Especial em homenagem aos 40 anos da Base Aérea de Santa Maria, proposta pelo vereador Jorge Trindade. O coronel-aviador José Eduardo Ruppenthal, Comandante da BASM, o tenente-coronel Claus Kilian Hardt, subcomandante da BASM, o coronel Jaime Garcia, comandante do CRPO Central, e a presidente do Legislativo, vereadora Sandra Rebelato, compuseram a mesa de honra da solenidade.
Em seu discurso, o vereador Jorge Trindade relembrou a história da BASM, ressaltando que “desde sua criação, há 40 anos, a Base Aérea de Santa Maria tem se destacado na paisagem do pampa, graças ao grande entrosamento que alcançou junto à comunidade de Santa Maria e cidades circunvizinhas, motivo que levou à idealização de sua carinhosa denominação de Sentinela Alada do Pampa".
Em seguida, o vereador entregou ao Comandante da BASM, Coronel Aviador José Eduardo Ruppenthal, placa comemorativa ao aniversário da instituição, além de um conjunto de obras editadas pela Lei do Livro.
O coronel-aviador José Eduardo Ruppenthal, em seu pronunciamento, agradeceu à homenagem e destacou que a Base é reconhecida como uma instituição séria e com papel importante no desenvolvimento da cidade de Santa Maria. Também fez agradecimento ao efetivo da BASM, que graças a sua qualificação técnica contribuiu para consolidação da base militar. “Parabéns aos que fizeram ontem e que fazem hoje a Base Aérea de Santa Maria motivo de muito orgulho”, finalizou o comandante.
Ao encerrar a solenidade, a presidente Sandra Rebelato ressaltou, além da ação militar, o trabalho de solidariedade empreendido pela BASM e, ainda, o carinho que a instituição dirige especialmente às mulheres do seu efetivo e de Santa Maria: “isso demonstra a sensibilidade, que é característica inerente desta grandiosa organização”, afirmou a presidente.
A sessão contou ainda com a apresentação da Banda da Base, que executou o Hino Rio-Grandense.