Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Legislativo entrega Prêmio Paulo Freire de Talentos em Educação

• 13/10/2011

Na noite desta quinta-feira, a Câmara de Vereadores realizou Sessão Solene de entrega do Prêmio Paulo Freire de Talentos em Educação aos educadores cujos projetos de ensino tenham se destacado em 2011. Compuseram a mesa de honra a vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereadora Maria de Lourdes Castro; secretária adjunta de Educação, Silvana Guerino e representante da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Gládis da Fátima da Silva.
O Prêmio, instituído pela lei municipal 4524/2002 a partir do projeto da vereadora Circe Rocha, é dirigido aos professores que desenvolvam projetos em instituições públicas de ensino, em nível municipal, estadual ou federal. Na avaliação dos projetos inscritos, a Comissão Julgadora levou em consideração a abrangência e a repercussão do projeto, envolvimento de educadores, educandos e comunidade, diversidade de disciplinas envolvidas, caráter de continuidades do projeto e resultados alcançados.
A vereadora Helen Cabral, falando em nome do Legislativo, destacou que o Prêmio Paulo Freire, entregue na Semana do Dia do Professor, é reconhecimento aos professores dedicados a desenvolver práticas diferenciadas na rede de ensino. Helen enfatizou o legado deixado pelo pedagogo brasileiro Paulo Freire à educação popular e à conscientização política de jovens. Para Paulo Freire, ressaltou a vereadora, todo ato de educação é ato político. Parabenizou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rejane Garcia Gervini pela promoção de educação a serviço de construção de sociedade e por possibilitar aos alunos diferentes formas de aprendizagem.
A Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rejane Garcia, Glaci Correia da Silva, ao agradecer a premiação, enfatizou que os projetos desenvolvidos na instituição escolar têm alto poder de transformação dos alunos. Glaci destacou relevância das parcerias estabelecidas com entidades que possibilitam às professoras da Escola o desenvolvimento de ações inovadoras. A presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato, agradeceu a todos ensinantes e aprendizes pela dedicação constante à educação.

Confira os resultados:
1º lugar na categoria Alfabetização de Jovens Adultos: professora Denize Teresinha Silva dos Santos, pelo projeto “Exercitando a Cidadania”, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rejane Garcia Gervini;
2º lugar na categoria Alfabetização de Jovens Adultos: professora Rejane Maria Alves do Amaral pelo projeto “Exercitando a Cidadania – Fabricação de Produtos de Limpeza e Higiene”, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rejane Garcia Gervini;
1º lugar na categoria Ensino Fundamental à professora Rejane Zanini pelo projeto “Criança em Ação: A Produção Jornalística como Meio de Construção da Cidadania”, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rejane Garcia Gervini;
Menção honrosa:
Professor Carlos Giovani Delevati Pasini pelo projeto Educação Literatura, Conscientização e Cidadania;
Professora Querti Adriana Guedes pelo projeto “Construindo minha identidade com minha família e minha escola: Buscando descobertas e construindo aprendizagens significativas”
Professora Loiva Teresinha Passos Marques pelo projeto “O Escritor e as Crianças: Caminhos para a Criatividade”
Professora Luci Beatriz Zelada Duartes pelo projeto “Correção do Fluxo, Evasão e Disciplina Escolar”
Professora Ana Cláudia Gonçalves pelo projeto “Ser Criança: O Resgate das Brincadeiras e Brinquedos de Antigamente”