Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Sessão especial em homenagem aos 56 anos da Estância do Minuano

• 25/10/2011

Em sessão especial, realizada na tarde desta terça-feira, 25 de outubro, o legislativo municipal prestou homenagem aos 56 anos da Associação Tradicionalista Estância do Minuano. Fundada em 30 outubro de 1955, a entidade é referência no tradicionalismo da região central do Estado, destacando-se pela estrutura e excelência de seu departamento campeiro. Não menos importante na cultura rio-grandense, a Estância do Minuano foi responsável pela criação da Tertúlia Musical Nativista, em 1980, festival que esteve entre os mais importantes do cenário gaúcho até a década de 1990. Após uma lacuna de 10 anos, quando o certame deixou de ser promovido pela Estância do Minuano, a Tertúlia ressurgiu, no ano passado, quando a entidade tradicionalista cedeu o nome do evento e os direitos de realização à prefeitura de Santa Maria. Entre outros eventos de destaque, a Associação Tradicionalista Estância do Minuano promove anualmente o Rodeio Internacional do Cone Sul.
A saudação do legislativo esteve a cargo do vereador João Kaus, que destacou ser a Estância do Minuano um local onde se pode vivenciar a atmosfera do legítimo meio rural gaúcho. João Kaus relembrou o primeiro patrão da entidade, Dr. José Pinto Bragança de Moraes, e salientou o quanto a direção e associados mantêm vivo o lema “Trazer o Brasil na Alma e o Rio Grande no Coração”. O vereador mencionou ainda o saudoso Amaury Dalla Porta, que, no ano do jubileu de prata da entidade, idealizou e realizou a 1ª Tertúlia Musical Nativista. Kaus discorreu sobre diversas atividades mantidas pela Estância, enaltecendo a cedência de instalações e estrutura para atividades de equoterapia voltadas a portadores de necessidades especiais. Logo em seguida, o vereador João Kaus passou às mãos do patrão da entidade tradicionalista, Lauro Bittencourt, uma placa alusiva à homenagem.
O patrão da Estância do Minuano elencou parte da extensa gama de atividades culturais, esportivas e campeiras mantidas pela entidade. Lauro Bittencourt falou ainda na satisfação da entidade por ter encontrado, na Prefeitura Municipal de Santa Maria, uma parceria capaz de assumir o nome, a responsabilidade e o compromisso de retomar, com pleno sucesso, a realização Tertúlia Musical Nativista. O festival teve a 18ª edição em novembro de 2010 e a XIX Tertúlia realiza-se no próximo mês, na Gare da Estação Férrea, promovida pela Secretaria Municipal de Turismo.
Após apresentação musical, a cargo de integrantes da Invernada Artística da agremiação tradicionalista, a presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato reiterou os cumprimentos à direção e associados da Estância do Minuano, voltando a referir a dimensão que a entidade ocupa na vida dos santa-marienses.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Lucian Ceolin