Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Sessão especial em homenagem aos 25 anos da Clínica Renal Santa Maria

• 27/10/2011

A Câmara de Vereadores realizou sessão especial, na tarde desta quinta-feira (27), em homenagem aos 25 anos da Clínica Renal de Santa Maria. Compuseram a mesa de honra na solenidade Luiz Alberto Michet da Silva, da Clínica Renal; Mirnã Candida Noal, farmacêutica-bioquímica da secretaria municipal de Saúde e Elaine Resener, diretora do Hospital Universitário de Santa Maria.
Fundada em 27 de outubro de 1986, a Clínica Renal atende pacientes portadores de insuficiência renal crônica avançada, ou seja, que requerem tratamento de substituição da função renal, cujos rins já não têm nem mesmo o mínimo grau de funcionamento necessário para a manutenção da vida.
A Clínica Renal de Santa Maria conta com nove médicos nefrologistas, e tem em seu quadro 72 funcionários, sendo sete enfermeiras especializadas em nefrologia e métodos de diálise, cinqüenta técnicos e auxiliares de enfermagem, uma assistente social, sete funcionários da equipe de copa e higienização, dois funcionários dos almoxarifados e cinco funcionários no setor administrativo, contando ainda com a prestação de serviços de consultoria de uma psicóloga e de uma nutricionista. Atualmente, encontram-se em programa regular de diálise 325 pacientes, dos quais 195 são atendidos na matriz, localizada no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, e 130 na filial, localizada no Hospital Casa de Saúde
Em nome do legislativo, o vereador Paulo Denardin saudou a entidade homenageada, destacando que “Centenas de pacientes foram atendidos pela Clínica Renal ao longo destes 25 anos. A Clínica está inserida no contexto da recuperação de Santa Maria como grande pólo de prestação de serviços na área da saúde.”
Após seu pronunciamento, o vereador Paulo Denardin entregou para Luiz Alberto Michet da Silva o símbolo da homenagem pelos 25 anos da Clínica Renal de Santa Maria.
Em seu discurso, Luiz Alberto Michet da Silva agradeceu, em nome da Clínica Renal de Santa Maria, a homenagem do legislativo. Em sua fala, Luiz Alberto explanou sobre a importância dos rins para o organismo e suas principais funcionalidades e métodos de cura para os quadros de insuficiência renal, principalmente a hemodiálise e o transplante renal. Ainda durante seu pronunciamento, salientou a importância do trabalho de equipe realizado pela clínica renal. “A clínica, ao longo de todos esses anos, tem tido ótimos resultados, e tudo se deve ao trabalho de equipe. O paciente é a nossa razão de existir. Fizemos de tudo para que o paciente viva da melhor maneira possível ”, concluiu.
Ao final da homenagem, a presidente do legislativo, vereadora Sandra Rebelato, parabenizou a Clínica Renal de Santa Maria pelos 25 anos de serviços prestados à sociedade santa-mariense, salientando a dedicação e o sucesso obtido pela clínica até hoje.