Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Sessão especial em homenagem aos 50 anos da Escola Dr. Antonio Xavier da Rocha

• 03/11/2011

Em sessão especial, realizada na tarde desta quinta-feira, 03 de novembro, o legislativo municipal prestou homenagem aos 50 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Antonio Xavier da Rocha. A sessão foi proposta pela vereadora Helen Cabral e contou com a presença de autoridades locais, professores, funcionários, pais e alunos da escola. Compuseram a mesa de autoridades a diretora da Escola homenageada, Leila Pedroso Zanini; o Pró- Reitor de graduação da UFSM, Orlando Fonseca; a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação do Município, Vera Simon; e Marilda Hausen, representando a 8ª Coordenadoria Regional da Educação; além da presidente do legislativo, vereadora Sandra Rebelato.
Fundada em setembro de 1961, no Bairro Itararé, a Escola conta, atualmente, com 35 professores e 16 funcionários para atender um total de 365 alunos. Em agosto de 2004, a instituição de ensino passou a integrar o Programa Escola de Tempo Integral, do Governo do RS, atendendo crianças que permanecem na escola o dia todo, com o objetivo de promover desenvolvimento integral de seus alunos. A proposta pedagógica da Escola Dr. Antonio Xavier da Rocha preocupa-se em desenvolver um trabalho voltado para o incentivo à pesquisa relativa a temas de relevância social.
Em seu pronunciamento, a vereadora Helen Cabral falou do orgulho em homenagear tão importante instituição de ensino. Ainda em seu discurso, a vereadora Helen Cabral fez um breve histórico da Escola, além de ler alguns depoimentos que alunos, professores e funcionários fizeram à Escola Xavier da Rocha. Ao fim, parabenizou a diretora Leila Zanini, aos professores e aos pais, “por incentivarem seus alunos a voarem e amarem, por estimular seus alunos a serem pessoas melhores, solidárias, fraternas e felizes”.
Em agradecimento à homenagem, a professora Leila Zanini, diretora da Escola, agradeceu a homenagem feita pelo legislativo. Após, fez um histórico da instituição, desde o seu inicio, quando era apenas uma casinha de madeira. “Ao celebrarmos os 50 anos, falamos de uma história feita por desafios, lutas e provações. Tornando vitórias e conquistas uma realidade”, concluiu.
A sessão especial contou, também, com a apresentação do Grupo de Capoeira, coordenado pelo professor André Silva, e da Banda Marcial da Escola Dr. Antonio Xavier da Rocha.
Ao final da sessão, a presidente do legislativo, vereadora Sandra Rebelato saudou a escola, agora cinquentenária, por tudo que ela fez e faz ao nosso município. “Que perdure este encantamento por muitos anos em nossa cidade. A câmara se sente orgulhosa de homenagear esta instituição. É um prazer e uma forma de dizer muito obrigado”, finalizou a presidente do legislativo.