Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Projeto Tabela SUS Municipal entregue ao Legislativo

• 07/11/2011

Como tentativa de desobstruir a demanda reprimida nos atendimentos médicos, o prefeito Cezar Schirmer protocolou, nesta segunda-feira (07), no Legislativo Municipal o projeto de lei que institui a Tabela SUS Municipal, autoriza credenciamento de profissionais médicos para consultas especializadas valor SUS/SM. A presidente Sandra Rebelato, os vereadores Helen Cabral, Maria de Lourdes Castro, Luis Carlos Fort, João Kaus, Marion Mortari, Paulo Denardin e os secretários de Saúde, José H. Farret, e de Modernização Administrativa, Antonio Lemos, participaram do ato de entrega. A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosa Wolf, também esteve presente.

O prefeito Cezar Schirmer explicou que a intenção é resolver a falta de médicos em certas especialidades, problema ainda persistente na rede de atendimento. Segundo a justificativa, apesar dos esforços do governo municipal em reduzir da demanda reprimida, ela ainda é grande: 1497 cardiologistas, 300 pneumologistas, 1661 endocrinologistas, 350 neurologistas, 2395 traumatologistas, 357 otorrinolaringologistas e 238 gastroenterologistas.

O projeto estipula que o número de consultas a ser disponibilizado será de até 1.300 ao mês, de acordo com necessidade dos usuários, no valor unitário de 25,71 Unidades Fiscal Municipal, correspondendo a R$55,00. Será feito o credenciamento de profissionais em especialidades médicas, para prestação de serviços e atendimentos em seus consultórios, mediante pagamento por consulta. As solicitações de consultas provenientes das unidades serão avaliadas por médicos da secretaria municipal de Saúde.
A partir do protocolo, o projeto será analisado pela procuradoria Jurídica e Comissões Permanentes da Câmara antes de ser apreciado em plenário.

Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Pedro Pavan