PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, quarta-feira, 19 de junho de 2024

Legislativo faz entrega da Comenda José Mariano da Rocha Filho


  • 08/11/2011
Compartilhe:

Em Sessão Solene nesta terça-feira (08), a Câmara de Vereadores entregou a Comenda José Mariano da Rocha Filho a Armando Vallandro, representado na solenidade pela esposa Serena Vallandro. A Comenda, instituída por meio do Decreto Legislativo 01/1999, é destinada a personalidades ou instituições que se destacaram na área da educação em Santa Maria. Compuseram a mesa de honra Felipe Muller, reitor da UFSM; Antonio Carlos Freitas Vale de Lemos, secretário municipal de Gestão e Modernização Administrativa e a presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato.
No pronunciamento em nome do Legislativo, o vereador Manoel Badke destacou que o agraciado desempenhou importantes cargos na Universidade Federal de Santa Maria, iniciando atividades como Auxiliar de Ensino na Instituição e, posteriormente, Diretor da Faculdade de Veterinária, Decano do Centro de Ciências Rurais, Vice-Reitor e Reitor. Médico Veterinário formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1945, começou a caminhada na Universidade Federal de Santa Maria na década de 60 no departamento de Microbiologia e Parasitologia, sendo especialista em inspeção de carnes e derivados. Lecionou em seis diferentes cursos de graduação. “Vallandro ajudou Dr. Mariano da Rocha na criação dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária trazendo amigos e colega seus de Porto Alegre para lecionarem na UFSM”, observou.
Durante os anos de 1973 e 1974, assumiu a vice-direção do Centro de Ciências Rurais, do qual o professor Derblay Galvão era o diretor, e quando este assumiu a vice-reitoria, Armando Vallandro tornou-se diretor do CCR de 1975 a 1978. Quando ainda estava na direção do Centro de Ciências Rurais, Mariano da Rocha criou a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e convidou Vallandro para ser o primeiro pró-reitor. “Professor Vallandro conta que quando recebeu o convite, questionou como iniciaria o trabalho e que Mariano da Rocha teria respondido a ele: Meu filho eu estou aqui para criar problemas, e vocês para resolvê-los”.
Em 1982, foi eleito Reitor da UFSM e, durante o mandato, criou serviço de fruticultura e prestou apoio ao Hospital Veterinário de Santa Maria. Armando Vallandro conseguiu recursos para transferir Hospital Universitário do centro para o campus de Camobi e, assim, aumentou de 70 para 250 o número de leitos. Incentivou, também, a criação do Restaurante Universitário. Ao sair do cargo de Reitor, Vallandro retornou a lecionar Microbiologia em cursos nas áreas da Saúde e das Rurais. Além da vida acadêmica e do comando da UFSM, Vallandro dirigiu o Clube Caixeral de Santa Maria na década de 1960 e, posteriormente, em 1998.
Serena Vallandro, em nome do agraciado, afirmou ter certeza de que a Comenda engrandecerá o ego de Armando Vallandro. “Ele vai orgulhar-se muito da Comenda”, afirmou, declarando estar sensibilizada com a homenagem ao seu marido. O Reitor da UFSM, Felipe Müller, afirmou que a Comenda é a maneira de retribuir em vida legado deixado por Armando Vallandro à UFSM e a Santa Maria.

Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Lucian Ceolin


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços