Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Sala Eduardo Trevisan recebe mostra que reflete a violência contra a mulher

• 10/11/2011

Fotografias, pinturas e poesia estão à mostra no hall da Câmara de Vereadores, na sala Eduardo Trevisan. Mas as imagens não têm como objetivo embelezar a entrada do legislativo e, sim, chocar. Os trabalhos fazem parte da mostra Retratos da Violência, que teve início na tarde da quarta-feira, dia 9. As obras foram feitas pelas policiais da Delegacia da Mulher de Santa Maria, sob a coordenação da escrivã Márcia Rossato, que também é bacharel em Artes Plásticas pela UFSM.
Os trabalhos têm inspiração a partir de cenas reais. Ferimentos e lesões, locais de crimes e apreensões de armas feitas se transformam em arte e convidam a sociedade a refletir sobre este assunto. O objetivo da exposição é traduzir o impacto da violência contra a mulher sob a visão da mulher policial e despertar a reflexão de que este assunto não é somente um caso de polícia, mas também um grave problema de saúde pública.
Na abertura da exposição, o grupo de teatro da Escola de Artes Eduardo Trevisan, fez uma encenação artística sobre o drama das mulheres que sofrem caladas com a violência doméstica. A intervenção artística causou impacto no público e comoveu aos que assistiram à apresentação.
A mostra Retratos da Violência fica exposta no Legislativo até o dia 22 de novembro, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min. A atividade antecede o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, celebrado no dia 25 de novembro.

Texto e foto: Gabriela Perufo