Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Câmara de Vereadores faz entrega da Comenda Diácono João Luiz Pozzobon

• 14/12/2011

Em solenidade realizada ao final da tarde desta terça-feira, 13 de dezembro, foi feita a entrega da Comenda Diácono João Luiz Pozzobon. A honraria, instituída pelo Decreto Legislativo nº 02/2005, é conferida como reconhecimento do Município de Santa Maria a personalidades ou instituições de destaque em ações humanitárias e religiosas.
Falando em nome do Poder Legislativo Municipal, o vereador Isaias Romero, destacou que a trajetória da homenageada deste ano, a Irmã Maria Vitoria Koch, reflete de forma cristalina o princípio que define a outorga da distinção. A religiosa, nascida na Alemanha, ingressou aos 19 anos na Congregação de Maria de Schöenstatt. Filha de família de camponeses e mineiros de carvão, marcada pelos traumas da Segunda Guerra Mundial, Irmã Vitória chegou ao Brasil aos 23 anos, em 1958, dedicando-se ininterruptamente aos afazeres missionários. “Escolhendo servir a Deus, a Irmã Maria Vitória fez opção por nunca mais voltar a ver os familiares e a terra natal. Sua vida esteve sempre direcionada à assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social”, salientou Romero. O vereador mencionou ainda diversas realizações humanitárias da carreira missionária da homenageada, que plantou sementes de amor e caridade em Santa Cruz do Sul – onde mereceu o título de cidadã santacruzense – e, nos últimos doze anos, em Santa Maria. Em nosso município, o trabalho assistencial e catequista da Irmã Vitória tem sido responsável pela transformação de muitas vidas e pelo resgate da cidadania de centenas de moradores de comunidades carentes, sobretudo, da região de Camobi.
A solenidade contou com uma apresentação musical, a cargo de alunos do Centro de Referência Familiar Recanto do Sol, umas das obras sociais capitaneadas pela Irmã Maria Vitoria Koch. Além do talento e aplicação das crianças, orientadas pelo educador musical José Everton Ronzzini, mereceu destaque a performance da, também orientadora do coral, Irmã Eliane Cunha, ao violão e voz. Logo em seguida, a homenageada recebeu das mãos do vereador Isaias Romero a Comenda Diácono João Luiz Pozzobom. Ao agradecer a homenagem, a Irmã Vitória creditou os méritos a Deus e à Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schöenstatt, lembrando a missão definida pelo fundador da Ordem, Padre José Kentenich. Irmã Vitória mencionou ainda a permanente colaboração recebida das irmãs de congregação, dos voluntários das obras sociais e das próprias famílias assistidas. A religiosa salientou também o sucesso obtido com a promoção da educação integral, baseada em princípios familiares, morais e cristão, junto às comunidades carentes.
Encerrado o ato solene, o presidente em exercício da Câmara, vereador Admar Pozzobom, reiterou as saudações do legislativo à homenageada, enfatizando a satisfação do conjunto dos parlamentares com a concessão da Comenda Diácono João Luiz Pozzobom à Irmã Maria Vitoria Koch.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Gabriela Perufo