Santa Maria, domingo, 5 de maio de 2024

Professor Jorge Luiz Brandli Fernandes recebe a Medalha do Mérito Esportivo Valdemar Rodrigues Martins

• 20/12/2011

A Medalha do Mérito Esportivo Valdemar Rodrigues Martins (Oreco), instituída pelo Decreto Legislativo Nº 06/2006 foi entregue este ano pela Câmara de Vereadores, em solenidade realizada nesta terça-feira, 20 de dezembro, ao professor de Educação Física Jorge Luiz Brandli Fernandes, técnico de handebol das equipes Ulbra/Praxis/Eny Esportes Santa Maria e Ulbra/Margarida Lopes. A distinção se destina a desportistas santa-marienses ou radicados no município que tenham se destacado no cenário esportivo.
Ao saudar o homenageado, em nome do poder legislativo, o vereador Manoel Badke mencionou a trajetória do professor “Capi”, como é carinhosamente chamado por seus atletas. Natural de Itaqui, Jorge Luiz Brandli Fernandes graduou-se em Educação Física pela UFSM, onde realizou mestrado em Ciência do Movimento Humano. É professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil e também docente na Escola Estadual Professora Margarida Lopes. Tendo atuado como atleta e árbitro de handebol, o homenageado é um apaixonado pela modalidade. “Capi é um líder nato. Seus atletas o admiram e respeitam. Ele consegue contagiá-los com a mesma paixão que dedica ao esporte, fazendo com que seus comandados formem uma equipe unida e, por isso, vencedora. Seus atletas vêm nele a figura do amigo e do pai, que, como tal, se alegra com as conquistas dos filhos, mas não deixa de puxar-lhes as orelhas quando necessário”, destacou Badke. O vereador salientou ainda que o professor Capi acumula mais de 60 títulos e premiações como técnico de handebol, entre elas o Campeonato Brasileiro Universitário de Handebol, conquistado em 2008, em Maceió. “Somente no ano que se encerra, Capi conquistou 16 títulos como técnico, inclusive em competições de nível internacional, como a 16ª Copa Mercosul de Handebol, da qual foi bicampeão em 2010 e 2011”, enfatizou o vereador.
Ao agradecer o reconhecimento da comunidade santa-mariense, cristalizado na forma da distinção concedida pelo legislativo municipal, Jorge Luiz Brandli Fernandes afirmou que se o trabalho por ele desenvolvido culmina com a homenagem recebida, esse sucesso se deve à formação que recebeu ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional. Nesse sentido, nominou diversos professores dos quais se considera discípulo. Capi agradeceu ainda o apoio da família e das instituições de ensino que viabilizam o desenvolvimento de seus projetos esportivos, reafirmando o quanto esse suporte é responsável pelo reconhecimento de sua trajetória. O homenageado lembrou ainda a importância do apoio da mídia na divulgação do esporte amador, divulgação essa que garante a visibilidade necessária para que a prática esportiva receba os investimentos necessários à sua manutenção e desenvolvimento. “Uma cultura esportiva passa a ganhar forma em Santa Maria. A Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, aprovada por esta Casa Legislativa, e outras ações da administração municipal têm contribuído com essa nova cultura”, afirmou Jorge Luiz Brandli Fernandes. Como sugestão para incrementar esse avanço, o professor Capi sugeriu a criação de um Fundo Municipal de Incentivo ao Esporte.
Ao encerrar a sessão solene, a presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato, reafirmou a satisfação do legislativo em referendar o reconhecimento da comunidade a personalidades como o professor Jorge Luiz Brandli Fernandes, que cumprem o importante papel de educar através do esporte, promovendo a formação da cidadania e o estímulo a uma vida saudável.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Gabriela Perufo