Santa Maria, domingo, 5 de maio de 2024

Deputado Jorge Pozzobom recede a Comenda Renato Russo

• 23/12/2011

Instituída pela Lei Municipal Nº 4046/2006, a Comenda Renato Russo representa o reconhecimento da comunidade santa-mariense a pessoas ou entidades com ações de destaque na defesa dos direitos humanos. O agraciado deste ano, indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Santa Maria – e referendado pela unanimidade dos vereadores, foi o deputado estadual Jorge Pozzobom. A honraria foi entregue em sessão solene do legislativo municipal, realizada ao final da tarde desta quinta-feira, 22 de dezembro.
O vereador Marion Mortari foi o responsável pala saudação ao homenageado, discorrendo sobre a trajetória política do deputado Jorge Pozzobom. “Na Assembléia Legislativa, tem como principal bandeira o desenvolvimento regional, além de representar o povo gaúcho nas ações de legislar, propor, debater e fiscalizar, mantendo-se guardião fiel das leis e preceitos constitucionais estaduais, da ética e do respeito ao cidadão”, assinalou Mortari.
Ao manifestar-se sobre a distinção recebida, o deputado nominou, um a um, os vereadores, relembrando momentos vividos no parlamento municipal. Jorge Pozzobom agradeceu a presença dos pais da esposa, filhas, assessores parlamentares e correligionários, fazendo menção especial ao advogado e professor Carlos Edson Domingues, o qual qualificou como mentor de sua trajetória jurídica e política. Logo a seguir, o homenageado discorreu sobre avanços conquistados na área dos Direitos Humanos nos âmbitos municipal, estadual e federal, destacando que esses avanços fazem do Brasil uma referência internacional. Pozzobom citou ainda a obra do cantor e compositor Renato Russo, cuja mensagem central esteve focada no amor ao próximo e na promoção dos Direitos Humanos, reverenciando a iniciativa do então vereador, hoje deputado federal, Paulo Pimenta, autor da Lei Municipal que institui a honraria. O deputado salientou ainda a importância da atenção aos direitos humanos das vítimas de crimes, uma vez que os criminosos têm amplos direitos respaldados pela Constituição Federal. Jorge Pozzobom mencionou também a atenção aos direitos humanos fundamentais de vítimas de tragédias naturais, referindo episódios que atingiram a região, como tempestades de granizo e enchentes.
Encerrando a solenidade, a presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato, falou sobre a satisfação em conduzir o ato de entrega da Comenda Renato Russo ao colega parlamentar e advogado Jorge Pozzobom.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Rodrigo Ricordi