Santa Maria, domingo, 5 de maio de 2024

Novo prédio da Câmara: assinada ordem de serviço para construção

• 27/12/2011

Na primeira semana de janeiro deve começar a obra do novo prédio da Câmara, cuja ordem de serviço foi assinada na tarde desta terça-feira (27) pela presidente Sandra Rebelato e Adauri Cabral, engenheiro civil da Engeporto Projetos e Construções Ltda, Adauri Cabral. O contrato prevê a conclusão do empreendimento em oito meses.
A assinatura da ordem do serviço aconteceu no terreno ao lado da sede da Câmara, local em que será construído prédio anexo, com a presença de vereadores e servidores do Legislativo, além do prefeito em exercício, José H. Farret, e de representantes do Escritório da Cidade. A Reverenda Ilaine Eschornack, da Catedral do Mediador, e o Padre Celito Moro, Cura da Catedral Diocesana, realizaram a bênção ecumênica da nova obra. O descerramento de uma placa referente à ordem de serviço foi realizado pela atual presidente, Sandra Rebelato, e por Paulo Airton Denardin e João Carlos Maciel, presidentes do Legislativo em 2010 e 2009, respectivamente, e também Manoel Badke, que assume a presidência no dia 1o de janeiro.
O novo prédio, que contará com cinco pavimentos, abrigará os gabinetes parlamentares. Serão construídos 24 gabinetes, distribuídos entre o segundo, o terceiro e o quarto andar, sendo que em cada andar haverá um gabinete projetado para pessoas portadoras de necessidades especiais. Além desses gabinetes especiais, a concepção geral do novo prédio foi pensada levando-se em conta a questão da acessibilidade e, ainda, aspectos como mobilidade e sustentabilidade.
Também será construído um auditório para atividades artísticas e culturais, com capacidade para 400 pessoas. O projeto prevê, ainda, no último andar do prédio, espaço para um arquivo multimídia, com materiais diversos sobre a história de Santa Maria e do Parlamento Municipal. No prédio atual da Câmara, além do Plenário, permanecerá a parte administrativa da Casa, as salas de exposições e os estúdios da TV Câmara.

Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Renata Bianchini