Santa Maria, sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Vereadores participam de reunião da Comissão Representativa

• 18/01/2012

A Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta quarta-feira (18), reunião da Comissão Representativa, que funciona durante o recesso parlamentar. A Comissão, prevista no artigo 95 do regimento interno, é integrada pela Mesa Diretora e um vereador de cada partido. A próxima reunião está agendada para o dia 9 de fevereiro, às 11h.

Requerimentos aprovados

Requerimento, do vereador João Carlos Maciel, solicitando Sessão Especial em homenagem aos 80 anos do Hospital Casa de Saúde no dia 24 de abril;

Requerimento, do vereador Admar Pozzobom, solicitando Sessão Especial fora da sede do Legislativo, no DT Querência das Dores no dia 18 de setembro;

Requerimento, do vereador Paulo Airton Denardin, solicitando Sessão Especial de homenagem aos 70 anos da Rádio Imembuí no dia 13 de março, às 17h30;

Requerimento, do vereador Admar Pozzobom, solicitando Sessão Especial em homenagem aos 100 anos do RIograndense Futebol Clube no dia 10 de maio;

Requerimento, da vereadora Maria de Lourdes Castro, solicitando Sessão Especial em homenagem aos 50 anos da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Providência a ser realizada em 13 de dezembro;

Requerimento, da vereadora Sandra Rebelato, solicitando Sessão Especial no dia 10 de abril em comemoração aos 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria;

Requerimento, do vereador Paulo Airton Denardin, solicitando envio de moção de pesar a familiares de Clarinda Kurtz, falecida recentemente

Requerimento, da vereadora Maria de Lourdes Castro, solicitando realização Sessão Externa na Escola EMAI na data de 26 de abril;

Requerimento, do vereador Jorge Trindade, solicitando envio de moção de congratulações ao novo Comandante da Base Aérea de Santa Maria, Ten. Cel. David Almeida Alcoforado, que assumiu função no dia 11 de janeiro.

Requerimento, do vereador Paulo Airton Denardin, solicitando de inclusão nos Anais da Câmara a reportagem “Refúgio Animal”, publicada na revista Mix no jornal Diário de Santa Maria;
Requerimento, do vereador Paulo Airton Denardin, solicitando envio de moção de congratulações a Ricardo Alexandre Felippe dos Santos por ser atleta bochófilo santa-mariense de alto nível;

Requerimento, do vereador Isaias Romero, solicitando Sessão Especial em homenagem à Construtora Hamilton Oliveira no dia 27 de março;

Requerimento, da Mesa Diretora, solicitando autorização de viagem para que a vereadora Maria de Lourdes Castro integre comitiva do Executivo que irá a Espanha, na próxima semana, conhecer práticas ambientais sustentáveis. Maria de Lourdes é presidente da Comissão de Educação, Saúde e Meio Ambiente da Câmara.
Ao final da reunião, o presidente Manoel Badke, informou o recebimento de Ofício do Comandante do BOE de Santa Maria, convidando vereadores a participarem do 1º Encontro Regional sobre Alcoolismo, no dia 3 de fevereiro, no auditório da Brigada Militar. Na data, também será lançado livro “Alcoolatra”, do ex - delegado Paulo Roberto Corino. O presidente registrou, também, o ofício da Associação de Condutores de Táxi, entidade que apresentou considerações ao projeto de lei da nova lei dos táxis em elaboração pelo Executivo Municipal. A Associação sugere taxi adaptados pra atender pessoas com necessidades especiais, fim sub ponto, paradas especiais para embarque/desembarque, necessidade de novas permissões para readequação do número de habitantes/carros de táxis.

Resumo dos pronunciamentos

Werner Rempel (PPL) destacou que as comunidades indígenas originárias têm tratamento específico na legislação brasileira e, desta maneira, o município pode captar recursos para investir em educação e saúde dos índios residentes em Santa Maria. Segundo o vereador, os índios caingangues vêm a cidade há décadas comercializarem produtos de artesanatos e outros estão acampados de forma permanente. No Arenal, existem os índios guarani morando há anos. Werner Rempel afirmou que os caingangues estão nas proximidades da rodoviária, de forma pacífica, e há cerca de 10 dias foram vítimas de atentado. “O disparo teria sido feito por pessoa que está em atrito com eles. Isso virou questão de policia. Isso é uma questão grave e grave também é a situação da saúde das crianças que estão no acampamento”, comentou. O vereador reiterou a possibilidade de o município receber recursos da esfera federal para ser dispensado com a saúde e a educação dos indígenas.

Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Gabriela Perufo