Santa Maria, sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Comitiva santa-mariense visita ao Tecnoparque de Bilbao, na Espanha

• 25/01/2012

Representando o Legislativo Municipal junto à missão empresarial santa-mariense a Bilbao (Espanha), a vereadora Maria de Lourdes Castro e demais integrantes da comitiva liderada pelo prefeito Cezar Schirmer conheceram, na manhã desta quarta-feira (25), o Parque Tecnológico de Bilbao – o primeiro criado na Espanha, em 1985.
O complexo conta com 220 empresas e gera cerca de 7,5 mil empregos, sendo ocupado essencialmente por empresários e professores universitários. Conforme o prefeito Schirmer, há grande interesse por parte das instituições e empresas instaladas no Parque Tecnológico de Bilbao em firmar parceria com o Santa Maria Tecnoparque, em construção no Distrito Industrial. “Trata-se de um misto de distrito industrial com incubadoras e como existe um forte interesse de se investir no mercado brasileiro e indiano, estamos trabalhando no sentido de estabelecermos um termo de cooperação entre os dois parques”, revela o prefeito.
O grupo, que está há três dias na Espanha, avança nas prospecções com representantes de mais de 90 empresas do país basco, com atuação em gestão ambiental e processos sustentáveis. A vereadora Maria de Lourdes Castro se mostra otimista em relação às tratativas com os investidores espanhóis. Segundo a parlamentar, “despertamos o interesse dos investidores e a troca de informações é muito intensa. Santa Maria busca vocacionar sua economia baseada no comércio e serviços para o desenvolvimento industrial sustentável e o turismo. Esperamos bons resultados por conta dessa missão”.
Após a visita às instalações do Tecnoparque de Bilbao, a missão santa-mariense segue para a cidade de Vitória. O município é considerado o mais ecologicamente correto do país basco. Para a quinta-feira (26), está prevista uma agenda política da comitiva e novas visitas a instalações industriais à convite dos integrantes da Aclima.

*Com informações da Prefeitura Municipal
Fotos: Giovani Manica