Santa Maria, sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Professora divulga programa desenvolvido no HUSM

• 27/01/2012

Na manhã da quinta-feira (26), o presidente da Câmara, vereador Manoel Badke, recebeu a visita de Ana Lucia Cervi Prado, professora do curso de Fisioterapia da UFSM e Chefe do Serviço de Fisioterapia do Hospital Universitário de Santa Maria, e da acadêmica de Fisioterapia Beatriz Corte Real. Elas apresentaram o “Programa Hemiplegia no HUSM: uma abordagem de terapia em grupo”, desenvolvido desde 2006, e que, atualmente, atende 40 pessoas. Segundo a professora, hemiplegia é seqüela motora do AVC (Acidente Vascular Cerebral). O programa, inicialmente projeto, conta com três acadêmicos do curso de fisioterapia, além de voluntários de diferentes cursos da Universidade. A partir de atividades desenvolvidas no programa, são desenvolvidas novas pesquisas acadêmicas como, por exemplo, análise do tratamento a pacientes hipertensos, tendo em vista que a hipertensão é causa primeira do AVC.

Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Leonardo Moreti