PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Tribuna livre: UGEIRM reitera pedido de apoio


  • 28/02/2012
Compartilhe:

A tribuna livre da sessão ordinária desta terça-feira (28) foi utilizada por Isaac Ortiz, presidente do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do Rio Grande do Sul – UGEIRM. A categoria, que já esteve presente no Legislativo em reunião da Comissão Representativa, reiterou o pedido de apoio da Câmara à reivindicação de verticalidade salarial e divulgou a Operação “Cumpra-se a lei”, cujo objetivo é valorizar atribuições dos agentes policiais. “Mais uma vez o Sindicato bate a porta da Casa para pedir ajuda. Uma Casa que sempre esteve aberto aos pleitos dos policiais civis, independente do partido que estivesse no governo”, enfatizou. Ortiz afirmou que, muitas vezes, o agente de polícia, além de suas atribuições, exerce atividades dos delegados, como, por exemplo, a tomada de depoimentos. Isaac classificou como indecorosa a proposta apresentada pelo governo do Estado aos agentes de polícia em comparação a dos delegados. Segundo ele, enquanto os delegados irão receber, nos próximos anos, 18 mil reais, os agentes, R$3.700,00.
O presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, enfatizou pedido para que a Câmara interceda junto ao governador Tarso Genro no sentido de reavaliar a proposta apresentada aos policiais civis.

Proposições aprovadas:
- Requerimento, da vereadora Sandra Rebelato, solicitando inclusão nos Anais da Casa Legislativa o artigo “21 de fevereiro de 1945 – A Conquista de Monte Castelo”, de autoria do Comandante da 3ª Divisão do Exército, General de Divisão Sergio W. Etchegoyen, publicado na página 4 do jornal A Razão do dia 24 de fevereiro. A vereadora destacou que o texto faz um retrospecto da data histórica, quando as tropas brasileiras conquistaram Monte Castelo.
- Requerimento do vereador Isaias Romero, solicitando Sessão Especial em homenagem aos 40 anos da Biomédica no dia 27 de março;
- Requerimento do vereador Paulo Airton Denardin, solicitando envio de moção de congratulações a Sady Marafiga, eleito líder comunitário de Santo Antonio do Lajeadinho, distrito Boca do Monte;
- Requerimento do vereador Jorge Trindade, solicitando envio de moção de pesar aos familiares de Oscar Fleck pelo seu falecimento.

Vereadora apresenta relatório de viagem a Bilbao – Espanha
No espaço regimental da Comissão de Saúde, Educação e Meio Ambiente, a vereadora Maria de Lourdes Castro apresentou relatório da missão institucional à Euskadi, país Basco/Espanha. Maria de Lourdes representou Legislativo Municipal na comitiva santa-mariense em viagem realizada entre 22 e 27 de janeiro.

Resumo dos pronunciamentos
Paulo Airton Denardin (PP) desejou êxito ao vereador Manoel Badke na direção da Câmara de Vereadores em 2012, destacando a capacidade de Badke para presidir o Legislativo. Ressaltou que, no recesso parlamentar, visitou as comunidades, especialmente o meio rural, onde pode perceber as perdas no campo em razão da estiagem. Enfatizou que é fundamental a prefeitura municipal investir na recuperação das estradas do interior.
Marion Mortari (PSD) parabenizou Badke pela condução do Legislativo Municipal. Solicitou ao Executivo Municipal atenção especial à área rural, pois o interior ainda está abandonado pela prefeitura. Segundo Marion, é necessária ação urgente nas vias secundárias dos distritos, pois os investimentos somente ocorreram nas estradas principais. Elogiou atuação da Defesa Civil no atendimento da comunidade prejudicada com a estiagem.
Jorge Ricardo Xavier (PRB) felicitou Manoel Badke pela assunção à presidência da Câmara. Jorge Ricardo destacou relevância dos projetos apresentados pelos vereadores, tais como o que prevê a identificação dos usuários de lan houses e a exigência de os hospitais disponibilizarem local para os acompanhantes de idosos internados.
Jorge Trindade (PT) – desejou sucesso ao vereador Manoel Badke no exercício da presidência do Parlamento. Informou a realização de asfaltamento comunitário em ruas do bairro Camobi, que melhorou as condições das vias. Jorge Trindade externou solidariedade aos agentes da polícia civil, que utilizaram a tribuna livre na sessão desta terça-feira. O vereador solicitou ao Executivo a limpeza das praças de lazer na região oeste da cidade.
Luiz Carlos Fort (PT) assim como os demais vereadores, parabenizou Badke por ter sido eleito presidente da Câmara. O vereador Fort relatou participação em painéis no Fórum Mundial de Bicicleta, realizado em Porto Alegre. Classificou como avanço histórico a determinação da presidência de República de que obras com recursos federais devem, necessariamente, apresentar meios alternativos de mobilidade urbana, como, por exemplo, bicicleta. Fort, ao fazer referência ao jornalista Marcelo Martins do Diário de Santa Maria que questionou por qual motivo não foi de bicicleta até a capital gaúcha, informou que, no próximo ano, vai utilizar bicicleta para se deslocar até Porto Alegre.
Helen Cabral (PT) destacou que, apesar das diferenças partidárias, está à disposição para colaborar com vereador Manoel Badke na condução da Câmara de Vereadores durante o ano. A vereadora observou que onze páginas do boletim legislativo da sessão desta terça-feira são de demandas encaminhadas pelos vereadores ao Executivo Municipal, demonstrando a quantidade de reivindicações da comunidade. Solicitou ao prefeito Schirmer e secretários municipais o atendimento dos pedidos enviados pelos vereadores em nome da população.
Isaias Romero (PMDB) classificou como injusta a proposta de licitação, por parte do governo estadual, para concessão de rodoviárias no Estado, especialmente a de Santa Maria. Conforme o vereador, a comunidade santa-mariense e os vereadores têm o dever de apoiar a direção da rodoviária local. No dia 15 de março acontece, na Assembleia Legislativa, audiência pública para discutir a proposta de licitação do Estado. Cumprimentou prefeito Schirmer pelos investimentos na área educacional e se solidarizou com as reivindicações dos agentes policiais.
Sandra Rebelato (PP) desejou a Manoel Badke profícua gestão no decorrer do ano. Sandra, que presidiu Câmara em 2011, cumprimentou Badke pelas mudanças na portaria do prédio com intuito de melhorar o fluxo de pessoas. Parabenizou, também, pela colocação da missão, missão e valores do Legislativo na agenda institucional da Câmara.
Maria de Lourdes Castro (PMDB) fez agradecimento especial à Defesa Civil, à Corsan, à subprefeitura de Arroio do Só e à secretaria de Ação Comunitária pelo trabalho realizado para minimizar sofrimento das pessoas com a falta de água. Informou que representou Legislativo Municipal na abertura do ano letivo na rede municipal de ensino, cujo ato ocorreu na Escola Luiza Ungaretti na segunda-feira.
Admar Pozzobom (PSDB) reiterou votos de sucesso ao vereador Manoel Badke na direção do Parlamento. Informou que, em dezembro do ano passado, protocolou requerimento com intuito de descentralizar atendimento da Samu, pois o atendimento das chamadas telefônicas acontece em Porto Alegre. Relatou que, no último domingo, seu filho quebrou perna durante jogo de futebol e ao ligar para o Samu obteve informação de que o serviço móvel não poderia atender em campo de futebol. Segundo o vereador, há milhares de pessoas envolvidas com futebol amador e é inadmissível que o Samu não faça atendimentos urgentes. Admar Pozzobom apelou para que o Hemocentro Regional estenda o horário de atendimento, pois muitas vezes as pessoas não conseguem doar porque a instituição atende somente em horário comercial. Referente ao protesto sobre aumento no valor da tarifa do transporte urbano realizado na sessão ordinária de 23 de fevereiro, Admar Pozzobom disse ser inadmissível o desrespeito dos manifestantes ao impedirem os vereadores e o prefeito de realizarem pronunciamentos. De acordo com o vereador, a mobilização foi coordenada por líderes partidários, que “organizaram baderna para não deixar o prefeito falar”.
João Carlos Maciel (PMDB) saudou Manoel Badke pela condução das atividades do Parlamento Municipal, cumprimentando vereador pela postura durante protesto na sessão de abertura do ano legislativo. Destacou que, como líder do governo, conversou com o prefeito Schirmer nesta terça-feira, levando as demandas da comunidade, tais como necessidade de ações para resolver problemas de trânsito de Santa Maria. No diálogo com o prefeito, Maciel ponderou que não poderia ter ocorrido, neste momento, aumento do valor da passagem, pois ainda faltam inúmeras melhorias no transporte coletivo. João Carlos Maciel cumprimentou administração municipal pela colocação de ar-condicionado no shopping Independência.
Werner Rempel (PPL) da mesma forma dos demais vereadores, desejou a Badke sucesso na condução do Legislativo. O vereador comunicou participação, no último final de semana, da reunião do diretório nacional do PPL, quando ocorreram debates de preparação às eleições de 2012 e também sobre aspectos conjunturais e estruturais do país. Segundo o vereador, a reunião destacou, entre outras questões, de que não se pode colocar culpa da diminuição do produto interno bruto (PIB) do país em 2011 no comparativo ao ano antecedente à crise internacional. Ponderou que a redução do PIB pode ser atribuída a vários fatores como, por exemplo, cortes em investimentos internos e pagamento de R$ 236 bilhões, a títulos de juros, a instituições financeiras. Werner Rempel informou que é um dos 20 integrantes do PPL escolhidos para participar da Fundação Cláudio Campos.
Manoel Badke (DEM) agradeceu as manifestações de apoio dos vereadores durante a sessão ordinária, destacando que as diferenças ideológicas e partidárias contribuem para aprimoramento da democracia. Enfatizou que a imagem do Parlamento é de responsabilidade de todos os vereadores. Manoel Badke fez relato das atividades realizadas durante o recesso parlamentar, tais como a articulação para viabilizar asfaltamento em Camobi. O vereador lamentou protesto que impediu o pronunciamento do prefeito Cezar Schirmer na abertura do ano legislativo na sessão de 23 de fevereiro. Badke explicou que, diante da mobilização no plenário da Casa, a alternativa mais correta foi encerrar a sessão e marcar nova data para o prefeito comparecer ao Legislativo.
Helen Cabral (comunicação de oposição) afirmou que o Movimento da Moradia, presente à mobilização na abertura do ano legislativo, é integrado por pessoas residentes em contêineres e que aguardam políticas públicas por parte da administração municipal. “Não eram líderes partidários e havia somente um pré-candidato a vereador”, destacou. A vereadora criticou aumento do valor da tarifa do transporte coletivo sem terem sido efetivadas, pelas empresas de ônibus, mudanças exigidas pela própria prefeitura em decretos anteriores. Defendeu a realização de licitação para elaboração do plano de mobilidade urbana. Afirmou que todos os investimentos em saúde do município são feitos com recursos do governo federal.

Maria de Lourdes Castro (liderança do PMDB) esclareceu que o governo federal tem obrigação de repassar recursos para o município, pois o dinheiro pertence ao povo brasileiro. A vereadora disse que os moradores das casas contêineres têm sido atendidos pelo Poder Executivo, mas infelizmente houve atraso na licitação das novas residências. Em relação às manifestações sobre aumento de passagem ocorridas na Câmara, a vereadora declarou que as mobilizações devem ocorrer de maneira civilizada e respeitosa.



Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Michele Falcão

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços