Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Espera por cirurgia no HUSM é discutida na Comissão de Saúde

• 07/03/2012

Atendendo convite do presidente da Câmara, vereador Manoel Badke, o chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário de Santa Maria, João Alberto Laranjeira reuniu-se, na tarde desta quarta-feira, com integrantes da Comissão de Saúde do Legislativo, vereadores Luís Carlos Fort e Maria de Lourdes Castro. Laranjeira expôs à Comissão preocupação com a fila de quase trezentos pacientes a espera de cirurgia de alta complexidade na área de traumatologia, explicando que a demora pode ser atribuída ao número insuficiente de anestesistas e à estrutura física. Segundo Laranjeira, três salas cirúrgicas estão fechadas por falta de anestesistas. “Hoje há sete anestesistas e precisaria, no mínimo, mais sete para atender à demanda”, esclareceu.
A Comissão de Saúde e o presidente Badke irão realizar, no dia 14 de março, reunião com responsável pelo serviço de traumatologia e gestores do Hospital Universitário, bem como Hospital de Caridade, tendo com pauta os motivos da fila de pacientes a espera de cirurgia. Já no dia 23 de março a Comissão de Saúde irá visitar Hospital de Faxinal do Soturno para conhecer o serviço de baixa complexidade disponibilizado à população.

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Rodrigo Ricordi