Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Câmara faz entrega da Comenda Izabel Piasentin e do Troféu Destaque na Construção Civil

• 08/03/2012

Em sessão solene, realizada ao final da tarde desta quinta-feira (08), o Poder Legislativo Municipal fez a entrega da Comenda Izabel Piasentin, que neste ano agraciou a advogada Noemy Cezar Bastos Aramburú. Na mesma sessão também houve a entrega do Título Destaque na Construção Civil, concedido à RGA Incorporações e Construções.
A Comenda Izabel Piasentin foi instituída pela Lei Municipal n° 4445 de 2001 e é uma forma de reconhecimento do Município de Santa Maria a personalidades e/ou instituições que se destacam na Defesa dos Direitos da Mulher, em âmbito municipal ou fora dele. A apresentação da agraciada e a manifestação de homenagem do legislativo ficaram a cargo da vereadora Sandra Rebelato. A parlamentar situou as origens da luta pelos direitos da mulheres e das comemorações do 8 de março, lembrando os movimentos em favor do sufrágio universal e a morte das operárias nova-iorquinas, que reivindicavam melhores condições de trabalho e remuneração, em 1857.
Ao discorrer sobre a trajetória da agraciada com a Comenda Izabel Piasentin, Sandra destacou a atuação de Noemy Cezar Bastos Aramburú, como presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Santa Maria e integrante da mesma comissão na Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul. Além de louvar o trabalho da homenageada frente ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a vereadora fez menção especial ao empenho com que Noemy se dedica ao atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade social. A comenda foi entregue à homenageada pelas vereadoras Sandra Rebelato, Helen Cabral e Maria de Lourdes Castro.
Agradecendo a homenagem do legislativo, a advogada Noemy Cezar Bastos Aramburú mencionou que, ao completar 20 anos de formada em Direito, reforça o princípio, segundo o qual “o advogado deve lutar pelo Direito, mas, ao deparar-se com situações em que o direito conflitua com a justiça, deve buscar fazer com que a justiça prevaleça”. Noemy referiu a satisfação em cumprir sua missão na luta pelos direitos das mulheres e o quanto essa atuação tem ajudado a garantir uma vida mais digna a mulheres em situação de vulnerabilidade social. A homenageada falou ainda sobre a responsabilidade que representa a comenda recebida e sobre a responsabilidade com a transmissão desses valores a seus alunos do Curso de Direito da FAPAS.

DESTAQUE CONSTRUÇÃO CIVIL – O Título Destaque na Construção Civil, instituído em 2005, representa o reconhecimento da comunidade santa-mariense a empresas que se destacam pela contratação e qualificação de mão-de-obra feminina. Falando em nome do legislativo, a vereadora Helen Cabral destacou o Projeto Mulheres Construindo Cidadania, responsável pela introdução da mulher nessa fatia do mercado de trabalho. O Destaque na Construção Civil de 2012 coube à RGA Incorporações e Construções, empresa fundada em 1986. O diretor da empresa, José Bernardino, recebeu o Título Destaque na Construção Civil das mãos das vereadoras Helen Cabral, Maria de Lourdes Castro e Sandra Rebelato. O empresário agradeceu a homenagem, em nome da direção e do corpo funcional da construtora. José Bernardino falou do sucesso e dos resultados que a empresa vem colhendo desde que começou a apostar na contratação e qualificação de mulheres para atuação em canteiros de obras. O empresário destacou a dedicação, a responsabilidade e a qualidade do trabalho de suas colaboradoras.
Encerrando a solenidade, o presidente da Câmara, vereador Manoel Badke agradeceu a presença das demais autoridades que prestigiaram o ato e reiterou as saudações do legislativo municipal aos agraciados com a Comenda Izabel Piasentin e com o Título Destaque na Construção Civil.
Após o pronunciamento do presidente, as vereadoras Helen Cabral, Maria de Lourdes Castro e Sandra Rebelato foram homenageadas pelos colegas vereadores com flores.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Rodrigo Ricordi