Santa Maria, sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Comitiva espanhola participa de reunião-almoço

• 12/03/2012

A reunião-almoço desta segunda-feira (12), do Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria, contou com a presença da comitiva da Aclima – Associação Cluster de Indústrias de Meio Ambiente do País Basco. O conglomerado espanhol veio à cidade para continuar as tratativas de instalação de um escritório em Santa Maria, negociação que se solidificou em janeiro, com a viagem de uma delegação santa-mariense a Bilbao. A vereadora Maria de Lourdes Castro, que representou o Legislativo na viagem, esteve na reunião, bem como o vereador João Carlos Maciel.
O prefeito Cezar Schirmer recebeu os visitantes e reiterou a vontade do Executivo municipal de transformar Santa Maria na cidade verde do Brasil, com o cumprimento de ações que valorizem o meio-ambiente. “Nós queremos transformar conhecimento em PIB”, enfatizou Schirmer, ressaltando o potencial santa-mariense de seguir o lema do País Basco e aproveitar as qualidades das instituições de ensino superior que o município possui.
O presidente da Aclima, Juan Luis Moragues, destacou as mudanças na região basca com os investimentos em práticas sustentáveis. A mobilização empresarial e governamental na região iniciou na década de 1990 e a transformaram em um pólo turístico e industrial.
Moragues e Schirmer assinaram o protocolo de intenções que garante a instalação do escritório da Aclima em Santa Maria, com representatividade para toda a América Latina. A vereadora Maria de Lourdes assinou como uma das testemunhas do acordo.
A delegação de dez espanhóis segue cumprindo agenda na cidade até a próxima quarta-feira. Na quinta, os empresários seguem pra Porto Alegre para uma reunião com o governo estadual.

Texto e fotos: Michelle Falcão