Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Sessão plenária ordinária

• 13/03/2012

Proposições aprovadas

- Requerimento, da vereadora Sandra Rebelato, solicitando que o artigo “A política precisa ser mais feminina”, publicado na página 04 do jornal A Razão do dia 09 de março, seja inserido nos Anais da Câmara de Vereadores. O artigo é de autoria do advogado e professor Daniel Tonetto. A vereadora Sandra Rebelato destacou a sensibilidade de Tonetto ao elaborar artigo pertinente durante IV Semana Municipal da Mulher. O vereador Isaias Romero elogiou o profissionalismo de Daniel Tonetto, considerado um dos maiores criminalistas de Santa Maria, pelo artigo em que ressalta a participação da mulher na política. O vereador Jorge Trindade, além de parabenizar Tonetto pela capacidade profissional, observou a necessidade de as mulheres conquistarem ainda mais espaço no campo político.

- Requerimento, do vereador Paulo Airton Denardin, solicitando envio de moção de congratulações à Associação Tradicionalista Estância do Minuano pela organização do XVIII Rodeio Internacional do Conesul;

- Requerimento, do vereador Manoel Badke, solicitando envio de moção de congratulações ao CTG Sentinela da Querência pelos 28 anos de atividades comemorados em 12 de março;

- Projeto de lei 7736, do Poder Executivo, que altera artigo 1º da lei municipal 5555/11. Esta lei dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Defesa Civil do Município de Santa Maria - COMUDEC-SM e do Fundo Municipal de Defesa Civil - FUMDEC e dá outras providências;

Resumo dos pronunciamentos

Maria de Lourdes Castro (PMDB) - convidou as mulheres de Santa Maria a participarem do 4º Encontro das Mulheres Políticas da Região Central, que acontece nesta quarta-feira no plenário da Câmara, durante IV Semana Municipal da Mulher. Destacou que as mulheres desejam reconhecimento da capacidade de trabalhar lado a lado com os homens.

Isaias Romero (PMDB) registrou preocupação com grande número de assaltos aos estabelecimentos comerciais (lojas e postos) que prestam serviços aos bancos. Segundo o vereador, o ideal seria que os próprios bancos recolham os malotes de dinheiro ao invés de os estabelecimentos comerciais terem que se deslocar para levar os malotes até aos bancos.

Werner Rempel (PPL) esclareceu que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul entendeu, por unanimidade, ser perfeitamente legal sua filiação ao PPL ao contrário da posição da Justiça Eleitoral local, que havia julgado existir dupla filiação partidária. Explicou, ainda, que participou da fundação nacional do PPL em São Paulo, em 2009, e em 4 de outubro de 2011, o TSE deu aval para que o PPL fosse registrado como partido político.
Luis Carlos Fort (PT) fez registro da participação dos vereadores na reunião com o secretário estadual de Infraestrutura, Beto Albuquerque, para tratar da duplicação da RS 509. Informou que solicitou ao secretário Albuquerque a possibilidade de inclusão de ciclovia na obra de duplicação, pedido que será analisado pelo Estado. Declarou que jovens lhe procuraram para reivindicar à prefeitura a possibilidade de autorização para prática da arte do grafite.

Marion Mortari (PSD) criticou o Executivo Municipal pelo abandono do cemitério municipal de Santa Maria, cobrando providências da prefeitura, tendo em vista que os familiares pagam por taxa de manutenção do local. Solicitou ao Executivo a recuperação das ruas no Passo das Tropas, principalmente na linha de ônibus.

João Carlos Maciel (PMDB) agradeceu carinho recebido pelos santa-marienses desde 8 de março de 1999, data que iniciou programa radiofônico e projetos sociais em Santa Maria. Declarou que a população aguarda ansiosamente duplicação da faixa velha de Camobi, bem como a pavimentação da estrada Santa Maria/São Martinho da Serra. João Carlos Maciel cobrou a manutenção do cemitério municipal e a melhoria no trânsito de Santa Maria.

Jorge Trindade (PT) registrou participação na comitiva que acompanhou secretários de Estado, Beto Albuquerque e Fabiano Pereira, que, nesta segunda-feira, estiveram em Santa Maria para tratar de pavimentação e duplicação de estradas. Segundo Jorge Trindade, o secretário Albuquerque garantiu execução de obras. Declarou que sugeriu a continuação de ciclovia na Avenida Roraima.

Cláudio Rosa (PMDB) reiterou ser “fiasco” a situação da estrada que liga Santa Maria a São Martinho da Serra, destacando entender que os vereadores devem trabalhar pelo desenvolvimento integrado da região. Segundo o vereador, o governo do Estado deve estabelecer data de início das obras para não criar expectativas na população. Disse que a população da região deveria ter mais representantes eleitos na Assembleia Legislativa e, para tanto, a sociedade precisa apoiar candidatos locais.

Jorge Ricardo Xavier (PRB) informou que, no último final de semana em Porto Alegre, aconteceu 1º encontro de qualificação de pré-candidatos do PRB. No evento, que aconteceu na Assembleia Legislativa, aconteceram encontros para debater papel do partido político no país e ferramentas de comunicação, entre outros assuntos. Registrou que, neste mês, o partido irá fundar, em Santa Maria, PRB Jovem e PRB Mulher.

Texto: Clarissa Lovatto