- 25/05/2010
O secretário Haroldo Pouey explicou que a documentação detalha quantas horas-máquinas a prefeitura contratou, através de licitação, das empresas que estão recuperando as estradas do interior. Esclareceu que como a prefeitura não tinha maquinário para fazer todas as melhorias necessárias optou por contratar maquinário para reforçar os equipamentos de propriedade da prefeitura. “Não quer dizer que as empresas terceirizadas vão realizar o trabalho de maneira independente. Estão sob fiscalização dos secretários e dos subprefeitos”, observou, acrescentando que as diretrizes do trabalho são dadas pela prefeitura.
O vereador Marion Mortari, presidente da Comissão Especial dos Distritos, classificou como mal empregado o recurso público na contratação das empresas terceirizadas, pois, segundo Mortari, houve reduzida melhora efetiva nas estradas. O vice-presidente da Comissão, vereador João Carlos Maciel, sugeriu ao secretário de Obras que o Executivo adquira maquinários e contrate servidores para atuar diretamente nos distritos. Assim, a cada dois distritos, por exemplo, haveria uma equipe específica para atender à demanda. O relator da Comissão, vereador Jorge Trindade, destacou que algumas estradas estão completamente intransitáveis.
O presidente da Câmara, vereador Paulo Airton Denardin, enfatizou que o Legislativo cumpre papel fiscalizador das ações do Executivo e disponibilizou aos vereadores cópia da documentação entregue pelos secretários.
Texto: Clarissa Lovatto
Foto: Milena Jaenisch