Santa Maria, sábado, 4 de maio de 2024

Sessão em homenagem aos 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria

• 11/04/2012

Em sessão especial, proposta pela vereadora Sandra Rebelato, o Legislativo Municipal reverenciou, no início da noite desta terça-feira (10), os 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria. Com as galerias lotadas por trabalhadores rurais, ocuparam a mesa de honra o presidente da Câmara, vereador Manoel Badke, o presidente do Sindicato, Célio Fontana, o secretário de município de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, o secretário-geral da entidade, Deucimar Gonçalves Borin e o presidente da Associação dos Grupos de Pessoas Maiores Rurais, Valter Londero.
“É com orgulho que uso a tribuna deste parlamento nesta tarde memorável de homenagem ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria, que no próximo dia 16, completa seu jubileu de ouro. Em 16 de abril de 1962, no distrito de Arroio Grande, no Salão Paroquial, 203 agricultores fundaram o Sindicato, com o objetivo de buscar melhores condições de vida e luta pelos seus direitos”, assinalou Sandra Rebelato. A parlamentar lembrou o início da trajetória da entidade, que inicialmente funcionou em uma sala junto à Catedral Diocesana. “O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria conta atualmente com 4500 associados, com extensão de base para São Martinho da Serra, Itaára e Dilermando de Aguiar. O dinamismo, a abnegação e a presença constante em todas as reuniões e congressos da categoria deve-se a seus presidentes João Romildo Panno (1962/1967), Binício Fernandes da Silveira (1967/1989), Juan Vicente Santini (1989/2009) e Célio Luiz Fontana (2009/2012). Estes trouxeram aos associados frutos como assistência médica, odontológica, cursos de capacitação e concessão de bolsas de estudos”, prosseguiu a vereadora Sandra Rebelato.
A proponente da homenagem lembrou importantes conquistas dos trabalhadores rurais, capitaneadas pelos sindicatos, como a aposentadoria para o homem e a mulher do campo. A vereadora mencionou ainda o importante trabalho voltado à melhoria da qualidade e da expectativa de vida dos idosos do meio rural. A criação dos grupos de Pessoas Maiores Rurais, registrou a parlamentar, foi alavancada pelo ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria, Juan Vicente Santini. Sandra Rebelato elencou ainda conquistas do Sindicato como o direito ao financiamento de custeio de lavoura e para compra de máquinas agrícolas, o PRONAF e o Seguro Agrícola. A vereadora mencionou parcerias entre a administração municipal e o Sindicato, como implementação de poços artesianos, redes de distribuição de água e cisternas, micro-açudes e tanques para piscicultura, patrulhas agrícolas, o Projeto de Desenvolvimento do Turismo Rural, o Projeto de Desenvolvimento de Potencialidades Culturais e a recuperação de estradas municipais, bem como os programas municipais de fruticultura, floricultura, apicultura, piscicultura, horticultura, ovinocultura, bovinocultura de Leite, estímulo à criação de agroindústrias, avicultura colonial, correção do solo e inseminação artificial.
Sandra Rebelato destacou ainda a atuação marcante da entidade em diversos setores da sociedade civil organizada de Santa Maria. “Obrigado, Sindicato, pela efetividade como membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. A presença nas Semanas Municipais da Mulher reflete a grandiosidade do trabalho desenvolvido durante todos os dias do ano. O reconhecimento público da valorização a mulheres rurais está caracterizado na exclusividade da concessão do salário maternidade sem a apresentação de carteira de trabalho. Obrigado, Sindicato, pela participação nos seguintes Conselhos Municipais: de Desenvolvimento Rural, de Assistência Social, de Saúde, do Meio Ambiente, dos Transportes, da Mobilidade Urbana, da Saúde do Trabalhador, da Segurança Pública, da Educação, da Criança e Adolescente, Regional de Previdência e, também do Comitê das bacias do Vacacaí e Vacacaí Mirim. Obrigado, Sindicato, pela política de fixar o homem e a mulher no campo, assegurando o equilíbrio social e urbano, com o encaminhamento dos projetos de habitação rural, para 160 famílias dos municípios jurisdicionados. Por tudo isto cabe a esta Casa Legislativa parabenizar a atuação forte do Sindicato no desenvolvimento econômico e social de nossa cidade e região”, finalizou a parlamentar.
Após a exibição de um vídeo institucional produzido pela entidade, a vereadora entregou uma placa alusiva aos 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria ao presidente Célio Fontana, que fez uso da palavra, agradecendo a homenagem. Fontana saudou os fundadores do Sindicato, ex-presidentes, companheiros de diretoria, associados e funcionários. “Se não fosse os sindicato rurais, não teríamos hoje 2% da população produzindo alimentos no meio rural”, afirmou Fontana. O líder sindical mencionou ainda desafios a serem enfrentados, como o novo Código Florestal e a sucessão rural, que garanta a permanência do jovem nas comunidades rurais.
Encerrando o ato, o presidente da Câmara, vereador Manoel Badke, reiterou o reconhecimento do legislativo à trajetória do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria. Badke mencionou a existência de recursos, que estão sendo buscados mediante projetos pelo prefeito Cezar Schirmer, para dotar todos os distritos de acessos asfaltados. Relembrando a origem familiar, o vereador nominou diversos ex-dirigentes do Sindicato com os quais chegou a conviver, mencionando que, durante a infância e a juventude, no Distrito de Pains, rotineiramente, contava com a estrutura disponibilizada pela entidade, como a assistência odontológica.

Texto: Ludwig larré
Fotos: Felipe Martins