PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sábado, 4 de maio de 2024

Sessão plenária ordinária 17.04.2012


  • 18/04/2012
Compartilhe:

Legislativo realiza Sessão Externa no Passo das Tropas
A Câmara de Vereadores, atendendo solicitação do vereador Marion Mortari, realizou nesta terça-feira (17) Sessão Ordinária Externa no salão anexo a Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Maia Braga, no Passo das Tropas. A tribuna livre foi ocupada por Nívia Teresinha Paim Correia, diretora da EMEF, que ressaltou os 62 anos da instituição comemorados em 24 de abril. A EMEF tem 39 funcionários e 389 alunos. Segundo Nívia, os professores realizam um excelente trabalho na Escola e as dificuldades – falta do refeitório e de espaço para biblioteca – não comprometem a dedicação dos docentes. “A Escola é o lugar onde a comunidade tem para estar e conversar”, afirmou. A EMEF João da Maia Braga é única escola rural com Escola de Jovens e Adultos à noite. Ao final do pronunciamento da diretora, alunos discursaram sobre a relevância da Escola para a comunidade.

Requerimento aprovado:
- de autoria do vereador Paulo Airton Denardin, solicitando envio de Moção de Congratulações a Maria Neli Rosa Trindade, Patroa do CTG “Os Carreteiros”. Denardin destacou excelente trabalho da Maria Neli na direção do Centro de Tradições Gaúchas.

Resumo dos pronunciamentos

Jorge Ricardo Xavier (PRB) cumprimentou a direção da Escola pela qualidade do trabalho realizado em prol da comunidade do Passo das Tropas. “É importante que cada dia mais a Escola alcance seus ideais e objetivos”, comentou. Jorge Ricardo Xavier destacou que o governo municipal deve investir mais no bairro para atender reivindicações dos moradores, especialmente viabilizando o asfaltamento das ruas.

Luiz Carlos Fort (PT) saudou professores e servidores pela dedicação dispensada à EMEF João da Maia Braga e parabenizou pais e alunos que participam efetivamente da vida escolar. Citou que uma professora da Escola João da Maia Braga foi sua professora quando estudava no Colégio Pão dos Pobres.

João Carlos Maciel (PMDB) após parabenizar diretora da Escola pela condução da instituição de ensino, o vereador disse que convive rotineiramente com a comunidade do Passo das Tropas. Lembrou que, em 2003, os moradores elegeram, no orçamento participativo, como prioridade o asfaltamento da Rua José Tavares. Sugeriu à direção da Câmara elaboração de documento direcionado ao Executivo Municipal, solicitando mais investimentos no bairro Passo das Tropas.

Jorge Trindade (PT) elogiou direção e equipe de professores pelas atividades desenvolvidas em favor da educação, destacando que a Escola precisa de investimentos para viabilizar refeitório, biblioteca e quadra de esportes. Jorge Trindade, após apresentar histórico da EMEF João da Maia Braga, registrou grande apreço pela comunidade do Passo das Tropas.

Paulo Airton Denardin (PP) cumprimentou o vereador Marion Mortari por ter proposto a realização de Sessão Externa no Passo das Tropas. O vereador enfatizou que a Escola João da Maia Braga é simples, mas alcança objetivos da comunidade escolar e oferece ensino de alta qualidade.

Cláudio Rosa (PMDB) parabenizou Escola pelos 62 anos de fundação e pelo trabalho realizado na comunidade. O vereador registrou que os moradores do Passo das Tropas se mobilizaram para viabilizar lombada eletrônica na rodovia federal. Claudio Rosa informou que, por determinação do prefeito Schirmer, está sendo efetivado posto de saúde para atender população do Passo das Tropas. Registrou que, no futuro, a Escola pode passar a integrar o núcleo urbano de Santa Maria.

Marion Mortari (PSD) declarou estar feliz com a realização da Sessão Externa na EMEF João da Maia Braga, pois é morador da região sul de Santa Maria e iniciou seus estudos na Escola. “Eu trouxe aqui o Legislativo Municipal para ver o que é realmente o Passo das Tropas”, afirmou, destacando o potencial do bairro. Segundo o vereador, a comunidade não tem investimentos suficientes por parte do município, registrando que não há nenhuma rua asfaltada no Passo das Tropas. Destacou que a EMEF João da Maia Braga precisa de melhorias e ampliação para melhor atender os quase 400 alunos.

Sandra Rebelato (PP) agradeceu presidente Manoel Badke pelo envio de cartão, felicitando pelo Dia Nacional do Leonisno comemorado em 16 de abril. Sandra Rebelato destacou que o pronunciamento da diretora da Escola foi emocionante para todos os vereadores, pois transmitiu a dedicação dispensada à EMEF João da Maia Braga. Sandra declarou que frequenta o bairro Passo das Tropas desde a década de 1950, quando passava finais de semana na comunidade.

Maria de Lourdes Castro (PMDB) enfatizou o brilhante trabalho realizado pela direção e professores da Escola João da Maia Braga que disponibilizam verdadeiro espaço de cidadania à comunidade. Informou que tem acompanhado, na secretaria municipal de educação, o trabalho da equipe de profissionais para equipar e dar condições físicas às Escolas, entre elas, a João da Maia Braga. Reiterou reconhecimento aos docentes pelas ações desenvolvidas na instituição escolar.

Admar Pozzobom (PSDB) fez saudação especial aos professores e alunos da EMEF, parabenizando Marion Mortari por propor realização da Sessão Ordinária fora da sede do Legislativo. Admar Pozzobom informou que, por sua proposição, fez, em dezembro do ano passado, moção de apoio à descentralização do Samu e, nesta segunda-feira, aconteceu audiência pública no colégio Marista Santa Maria promovida pelos deputados estaduais Jorge Pozzobom e Valdeci Oliveira. Admar registrou que a coordenadora regional de saúde informou que seria muito caro viabilizar central da Samu em Santa Maria. Discordando da coordenadora, o vereador destacou que pensa ser viável o investimento de recursos para a região contar com central do Serviço de Atendimento Móvel. Em comunicação de liderança do PSDB, Admar informou que presenciou acidentes de trânsito em que as vítimas apresentavam fratura exposta e, mesmo assim, a central da Samu em Porto Alegre fez vários questionamentos. O vereador apelou à sociedade para que não aplique trote aos telefones de emergência (Bombeiros, Brigada Militar, Samu), pois tal medida pode prejudicar o atendimento de casos verdadeiramente urgentes.

Sérgio Cechin (PP) saudou a comunidade do Passo das Tropas e os 62 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Maia Braga. “Estamos no magistério há muitos anos e sabemos a importância dos professores e diretores”, disse o vereador. Cechin lembrou que, na década de 1980, o prefeito Evandro Behr apresentou, nesta escola o projeto das escolas-núcleo, que concentravam alunos de pequenas unidades educacionais da área rural em instituições de ensino capazes de agregar um número maior de estudantes, proporcionando uma série de atividades extra-classe. O parlamentar referiu a existência de diversas áreas caracterizadas como ocupações urbanas na região do Passo das Tropas, que podem ser objeto de processos de regularização fundiária, trazendo diversos benefícios à comunidade. “Dentre os iCasa, Minha Vida, do governo federal, mediante a posse da escritura regularizada do terreno. A implantação de melhorias e manutenção das vias por parte do poder público também passa a ser facilitada a partir do processo de regularização fundiária”, salientou Sérgio Cechin.

Werner Rempel (PPL) destacou a maneira como foi utilizado o espaço da Tribuna Livre na presente sessão, intervenção que classificou como exemplar manifestação de caráter comunitário. O vereador lembrou o contexto histórico no qual foi fundada a Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Maia Braga e referiu a satisfação que teve ao visitar as dependências da escola e constatar a existência de uma estante com livros em cada uma das salas de aula. Werner salientou a importância da educação como um dos mais importantes pilares de emancipação do ser humano e parabenizou a comunidade escolar e moradores do Passo das Tropas.

Helen Cabral (PT) também saudou a comunidade do Passo das Tropas, direção, professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Maia Braga. A vereadora lembrou a coquista que representou a ligação de uma rede elétrica trifásica até a escola, o que permitiu a utilização de equipamentos de informáticas pelos alunos e professores. Helen destacou ainda o quanto a escola significou na formação de muitos santa-marienses, como o vereador Marion Mortari. “O poder público brasileiro tem uma dívida histórica com as escolas da zona rural de todo o país. Recentemente, em Brasília, verificamos que há recursos do governo federal disponíveis para a construção e implantação de melhorias nas escolas do meio rural. Vamos pressionar a SMED e o Escritório da Cidade para que Santa Maria apresente projetos qualificados, capazes de garantir esses recursos para Santa Maria”, afirmou a parlamentar. Finalizando o pronunciamento, a vereadora Helen Cabral colocou-se à disposição da comunidade escolar, tanto como vereadora quanto como educadora.

Manoel Badke (DEM) agradeceu a acolhida da comunidade do Passo das Tropas e da equipe da Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Maia Braga, dirigida pela professora Nívia Teresinha Paim Correia. O presidente do legislativo elogiou ainda a manifestação de pessoas da comunidade e de alunos da escola, que tão bem utilizaram o espaço da Tribuna Livre. “Todos os vereadores que aqui se manifestaram, independente de posição política, têm em comum um mesmo objetivo, qual seja de trazer melhorias a esta comunidade. A promoção da qualidade de vida passa obrigatoriamente pela escola”, sintetizou Manoel Badke.


Texto: Clarissa Lovatto e Ludwig Larré
Fotos: Leonardo Moreti

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços