Santa Maria, sábado, 4 de maio de 2024

Audiência Pública discute prioridades no orçamento do Estado

• 19/04/2012

Na tarde da quarta-feira (17), ocorreu na sala Cel. Valença, plenário da Câmara de Vereadores, a Audiência Pública da região central do COREDE (Conselho Regional de Desenvolvimento) Processo de Participação Popular e Cidadã.

A audiência tem por finalidade discutir junto à população o orçamento estadual para 2013. Dentro de ações e programas definidos no PPA (Plano Plurianual 2012-2015), serão definidos investimentos regionais a serem priorizadas no orçamento do Estado. O debate faz parte do Sistema Estadual de Participação Estadual e Cidadã, ocorrerão 28 audiências públicas regionais até o mês de maio.

O diretor do Departamento de Participação Cidadã, Davi Schmidt, apresentou o Sistema Estadual de Participação Estadual para os presentes. Os recursos definidos para os municípios, e onde serão aplicados estes recursos, expondo a realidade financeira e orçamentária do Estado. A vereadora Helen Cabral representou a Câmara no evento e ressaltou a importância da participação do legislativo municipal na atividade, destacando esperar que o resultado da audiência seja satisfatório para a comunidade.

Foram expostas 15 áreas temáticas para serem votadas como prioridades para o desenvolvimento da região. Destas, 10 áreas poderiam ser escolhidas. Ao término da votação a temática “Saúde” foi a que recebeu o maior número de votos, seguida da segurança púbica e desenvolvimento urbano e saneamento. As cinco temáticas que ficaram de fora das prioridades foram: Irrigação, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Desenvolvimento Social, Educação Superior e Combate à violência no trânsito.

Texto e fotos: Felipe Martins