PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, terça-feira, 7 de maio de 2024

Sessão plenária ordinária 24.04.2012


  • 24/04/2012
Compartilhe:

TRIBUNA LIVRE – O espaço foi utilizado por Josinei Machado, do Clube dos Desbravadores, que registrou a realização de atividades físicas, mentais e espirituais para meninas e meninos, com idade de 10 a 15 anos, de todas as religiões. Em Santa Maria, há oito clubes com mais de 180 desbravadores. O Clube “Desbravadores” é dirigido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.
A professora Dinara Paixão, da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC), também se pronunciou na tribuna livre a fim de divulgar a 3ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Ruído. “Estamos trabalhando em parceira com a Câmara de Vereadores, Batalhão Ambiental e prefeitura de Santa Maria desde a 1ª Semana”, afirmou. Nesta quarta-feira, dia 25, acontecem atividades de conscientização, na Escola CAIC Luizinho de Grandi, na vila Lorenzi e, na quinta-feira (26) na Escola Pão dos Pobres Santo Antonio. Na sexta-feira (27), às 14h, no plenário da Câmara, ocorre Mesa Redonda “Bem estar garantido, é bem estar sem ruído”. Dinara registrou que a Organização Mundial de Saúde considera poluição sonora segunda maior causa de problemas à saúde da população

Requerimentos aprovados:

- requerimento, do vereador Admar Pozzobom, solicitando envio de moção de congratulações a Ministra Carmen Lucia Antunes Rocha pela posse no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral no dia 18 de abril. O vereador destacou que a posse da Ministra é um marco na história brasileira, pois a presidência do Tribunal, em 80 anos de Justiça Eleitoral, nunca fora ocupada por uma mulher;

- requerimento, do vereador Paulo Airton Denardin, solicitando envio de moção de congratulações a radio Guarathan pelos 52 anos de fundação completados em 23 de abril;

- requerimento, do vereador Admar Pozzobom, solicitando envio de moção de congratulações ao hospital Casa de Saúde pela comemoração de 80 anos de fundação;

- requerimento, do vereador Admar Pozzobom, solicitando envio de moção de congratulações aos cursos de Direito da UFSM e da Unifra pelo recebimento do selo “OAB Recomenda”;

- requerimento, da vereadora Sandra Rebelato, solicitando envio de moção de congratulações a Therezinha de Jesus Pires Santos, coordenadora da Casa de Memória Edmundo Cardoso em razão da apresentação do documentário Edmundo Cardoso.

Resumo dos pronunciamentos

João Carlos Maciel (PMDB) parabenizou Marion Mortari por ter conseguido, junto ao Tribunal Regional Eleitoral, manutenção do mandato. Maciel informou que, a convite da comunidade de São Martinho da Serra, integra comissão pró-asfaltamento Santa Maria/São Martinho da Serra. “Vamos parar a rodovia para realizar manifestações quantas vezes foram necessárias”, comentou, informando que o movimento é integrado por vereadores de diferentes partidos. Cumprimentou Dinara Paixão, que utilizou tribuna livre, ressaltando que lei da Semana Municipal do Ruído é de sua autoria.


Marion Mortari ( comunicação de liderança do PSD) declarou orgulho de ser um dos fundadores do PSD em Santa Maria, registrando que o Tribunal Regional Eleitoral, na última quinta-feira, garantiu manutenção do mandato parlamentar. “Meu compromisso levo até o último dia do mandato, que é representar o povo e lutar por ele”, declarou. Fez agradecimento especial à assessoria parlamentar e aos vereadores que torceram pela manutenção do mandato como vereador do PSD. Reiterou que sempre estará ao lado da população, pois está na Câmara “com o povo e pelo povo”. Expôs apoio à comitiva de São Martinho da Serra que trabalha para viabilizar pavimentação do asfalto que liga a cidade a Santa Maria.

Jorge Trindade (PT) informou que, nesta segunda-feira, representou o Legislativo Municipal na formatura do Programa Miniempresa, do projeto Junior Achievement. O vereador parabenizou organizadores do Programa por incentivar o empreendedorismo dos jovens.

Helen Cabral (PT) divulgou a realização da 1ª Semana do Escotismo, que aconteceu de 16 a 23 de abril em Santa Maria e agradeceu aos vereadores que aprovaram projeto de lei, de sua autoria, que instituiu a Semana. “O escotismo faz com crianças e jovens tenham desenvolvimento físico, intelectual, emocional e patriota”, observou. Durante a Semana, houve campanha para doação de sangue no Hemocentro Regional.

Maria de Lourdes Castro (PMDB) fez agradecimento especial a Relações Públicas da Câmara, Jaqueline Ferreira, pela dedicação na organização da 3ª Semana de Conscientização sobre o Ruído. Durante a Semana, acontecem blitz educativas e ações de conscientizações em Escolas do município. Ressaltou que a perda da audição provocada pelo ruído é irreversível e, diante disso, torna-se necessário conscientizar a população. Maria de Lourdes Castro afirmou que é preciso respeitar o sossego público, ressaltando que em alguns lugares da cidade moradores não conseguem dormir em razão do alto volume dos aparelhos sonoros nos automóveis.

Paulo Airton Denardin (PP) informou que, no último sábado, na companhia do prefeito Schirmer, fez vistoria em algumas ruas e obras de Santa Maria. No mesmo dia, Denardin se deslocou até Santana do Livramento para acompanhar jogo de futebol e, antes disso, passou por Rivera ( Uruguai), quando constatou a presença de grande número de santa-marienses no comércio do país vizinho. O vereador defendeu abertura do comércio de Santa Maria nos feriados e domingos, sugerindo que seja feito um plebiscito para saber opinião da população. “As pessoas que vêm de fora não entendem como Santa Maria não tem supermercado aberto nos domingos”, declarou, explicando que a decisão de mudança no horário de funcionamento depende de acordo da classe patronal com Sindicato dos Comerciários. “Santa Maria quer crescer, mas tem alguns entraves e esse (não abertura do comércio) é um deles. A cidade está perdendo, pois as pessoas vão gastar em outros locais”, opinou.

Sergio Cechin (PP) registrou a necessidade de Santa Maria contar com lei de regularização das construções, instrumento que facilitará à população, por exemplo, conseguir financiamento em instituições bancárias para ampliar obras. Segundo o vereador, o lado negativo da regularização é o fato de algumas pessoas tentarem se aproveitar da lei para construírem, propositalmente, de modo irregular. Cechin informou que projeto sugestão com intuito de regularizar construções será enviado ao Executivo Municipal. O vereador lembrou trabalho do Legislativo para elaboração do Plano Diretor de Santa Maria, ressaltando que algumas questões devem ser reavaliadas, como, por exemplo, taxa de ocupação e índice de aproveitamento em alguns locais da cidade.

Claúdio Rosa (PMDB) fez relato das atividades desenvolvidas, de 16 a 24 abril, pela Secretaria Municipal de Obras. Informou que, no último sábado, foi concluída a pavimentação comunitária de ruas no parque Sarandi, atendendo reivindicação antiga dos moradores. Registrou que a empresa contratada pela prefeitura está realizando limpeza das bocas de logo e há equipes da prefeitura trabalhando na recuperação asfáltica de ruas.

João Carlos Maciel (liderança do governo) destacou o empenho da administração municipal para atender às demandas da cidade, elogiando atuação do secretário de Obras, Tubias Calil. Lembrou que quando prefeito Schirmer assumiu a prefeitura havia preocupação com a secretaria, pois o maquinário era bastante antigo e havia apenas um caminhão para recuperar iluminação pública. Maciel disse foi contrário à criação da taxa de iluminação pública, mas admite que aconteceram melhorias efetivas no setor.

Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Felipe Martins

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços