Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Audiência pública discute o combate ao crack

• 18/06/2012

A Comissão de Políticas Públicas, Direitos Humanos, Cidadania e Assuntos Regionais da Câmara de Vereadores promoveu, na última sexta-feira (15), a audiência pública “Combate ao crack e outras drogas”. A vereadora Helen Cabral, presidente da Comissão, coordenou os trabalhos. A atividade contou com a presença do secretário estadual da Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, que falou ao público sobre os recentes investimentos do governo estadual no combate ao tráfico, como a criação do Sistema Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas. A lei foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa em 2011 e prevê o uso de bens e dinheiro vindos do próprio tráfico. As palavras do secretário foram ratificadas pelo delegado da Polícia Federal, Getúlio Jorge de Vargas: “A Polícia Federal está trabalhando em conjunto com o Poder Executivo”. Marcelo Arigoni, Delegado Regional da Polícia Civil, falou que as medidas são muito bem-vindas e assim tornam o trabalho da Polícia mais efetivo.
O Cel. Worney Mendonça, Comandante da EsFAS (Escola Superior das Forças Armadas), lembrou que o usuário deve ser tratado como um problema de saúde. “As pessoas não podem ser atendidas e ficarem soltas”, enfatizou o Coronel. A enfermeira Ilse Mello, da 4ª Coordenadoria de Saúde aproveitou para destacar a atuação dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que promovem a reinserção dos dependentes químicos na sociedade. Ilse destacou que os hospitais têm leitos exclusivos para o tratamento dos usuários. O médico Flávio Brum, secretário municipal de Saúde, colocou a Secretaria à disposição da população.
A professora Celita Silva, coordenadora da 8ª CRE (Coordenadoria de Educação) garantiu a realização de seminários e comitês de discussão sobre o uso de drogas. Os alunos das escolas Adelmo Simas Genro, Rômulo Zanchi e Walter Jobim estavam presentes no Plenário Coronel Valença.
O vereador Admar Pozzobom, integrante da Comissão de Políticas Públicas, Direitos Humanos, Cidadania e Assuntos Regionais, destacou a presença de muitas famílias no Plenário e o interesse delas em participar da discussão. Os deputados estaduais Jorge Pozzobom e Valdeci Oliveira também estiveram presentes e relembraram os avanços no combate ao crack. O vereador Jorge Trindade representou o presidente do Legislativo, vereador Manoel Badke.

Texto e fotos: Michelle Falcão