Santa Maria, terça-feira, 7 de maio de 2024

Sessão Especial em Homenagem aos 25 anos do Projeto Esperança/Cooesperança

• 27/06/2012

Na noite da última terça-feira (26), a Câmara de Vereadores realizou Sessão Especial em homenagem aos 25 anos do Projeto Esperança/Cooesperança, braço social da Arquidiocese de Santa Maria. A coordenadora do Projeto, Irmã Loudes Dill, representou os produtores e beneficiados pelo Projeto. Em nome do legislativo municipal, esteve na tribuna da casa o vereador Werner Rempel, propositor da Sessão.
O Projeto Esperança/Cooesperança foi concebido pelo bispo Dom Ivo Lorscheiter, a partir do estudo do livro “A Pobreza, Riqueza dos Povos”, do africano Albert Tévoèdjré, como uma forma de encontrar soluções alternativas para mazelas sociais como o desemprego e a fome. Além da Diocese de Santa Maria, a Universidade Federal de Santa Maria e a EMATER Regional auxiliaram na sua implementação. “A transformação pela solidariedade”, slogan do Projeto, deu a Santa Maria a condição de Capital Nacional da Economia Solidária.
Ao falar na tribuna, o vereador Rempel contou como aconteceu a materialização das idéias de Lorscheiter: a Coosperança, cooperativa mista de pequenos produtores rurais e urbanos vinculados ao Projeto Esperança. Cerca de 5300 famílias são beneficiadas diretamente, envolvendo 34 municípios da Região Central do Rio Grande do Sul. A Teia da Esperança, criada em 2003, é uma rede de empreendimentos solidários responsável por desenvolver um melhor escoamento da produção e comercialização direta os produtos. A Central Teia da Esperança tem como ponto de articulação o Centro de Referência da Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, com troca de experiências e de produtos, todos os sábados no Feirão Colonial Semanal. Hoje, existem 260 empreendimentos solidários em funcionamento na área urbana e rural.
O parlamentar fez questão de ressaltar que o Projeto não pertence a ninguém e todos são peças fundamentais para o seu sucesso. Ao dirigir-se à Irmã Lourdes Dill, o vereador a classificou como imprescindível à causa: “Na sua condição de infatigável operária e, ao mesmo tempo, dirigente dessa história de 25 anos, muito o Projeto avançou. Não tenho dúvida de que se não fosse a Senhora a capitã dessa jornada, não teríamos avançado tanto”. Após a manifestação do vereador Werner Rempel, Irmã Lourdes Dill recebeu uma placa de homenagem ao Projeto.
Durante seu discurso, Irmã Lourdes lembrou carinhosamente do parceiro de jornada, Dom Ivo, e de como ele os motivava:”Muitas pessoas nos ajudaram a semear. Algumas desistiram no meio do caminho, por ser complexo demais.A semente foi lançada por aqueles que acreditaram”. A Irmã aproveitou a oportunidade para reafirmar a continuação do Projeto Catando Cidadania, também criado por Dom Ivo. A religiosa convidou todos a prestigiarem a 8ª Feira de Economia Solidária dos Países do Mercosul e a 19ª FEICOOP (Feira do Cooperativismo), do dia 13 ao dia 15 de julho próximo. O evento será realizado no Centro de Referência Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Em 2011, cerca de 150 mil pessoas participaram e 7 mil tipos de produtos, oriundos de 8 países, foram comercializados.
O presidente do Legislativo, vereador Manoel Badke, encerrou a Sessão Especial reconhecendo a luta do Projeto nesta longa caminhada. Dirigindo-se aos jovens presentes no Plenário, o vereador pediu que esse momento de comemoração não seja esquecido: “Podemos perder bens materiais, mas podemos construir valores importantes, como a solidariedade e, em especial, o conhecimento. Que os jovens possam utilizar esses aprendizados, para o crescimento e qualidade de vida, sem esquecer-se do irmão que está ao lado. Com as mãos dadas e unidos, podemos mudar o mundo”.

Texto e fotos: Michelle Falcão