Santa Maria, terça-feira, 7 de maio de 2024

Sessão Especial em homenagem aos 10 anos da Ulbra Santa Maria

• 28/06/2012

Os dez anos de instalação da Ulbra – Universidade Luterana do Brasil – em Santa Maria foram objeto de homenagem do Poder Legislativo Municipal, em sessão especial realizada no início da noite desta quinta-feira, 28 de junho. A saudação do parlamento à entidade homenageada coube ao vereador Marion Mortari, que iniciou o pronunciamento abordando a importância da educação e a evolução da pedagogia ao longo da História. Ao referir-se à trajetória da Ulbra, Marion rememorou as origens da instituição, com a fundação da Escola São Paulo, por imigrantes alemães, no ano de 1911. Surgia, então, o embrião da Universidade Luterana do Brasil.
A história da Ulbra em Santa Maria inicia-se, lembrou o vereador, com os esforços da administração municipal, no ano de 1997, em atrair novas instituições de ensino superior para Santa Maria, apostando no desenvolvimento da vocação educacional no município. Em maio de 1998, a Câmara de Vereadores aprovaria a Lei Municipal que doava uma fração de terras do município, no distrito de Boca do Monte, para a instalação da Ulbra Santa Maria. A autorização do MEC para a implantação de um campus longe da sede da instituição, em Canoas, viria no ano de 2001. Em 15 de maio de 2002, o Ministério da Educação homologava o parecer do CNE, aprovando a instalação da Ulbra em Santa Maria. No mês de julho daquele ano, ocorreria o primeiro vestibular da instituição no município. Já naquele mês de agosto, funcionando em apenas um prédio e com cerca de 300 alunos, iniciavam-se as atividades dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Psicologia e Sistemas de Informação. Marion Mortari discorreu ainda sobre a expansão e consolidação dos cursos de graduação, bem como sobre as atividades de pós-graduação e extensão da instituição de ensino superior, que hoje acolhe mais de 1000 alunos, efetivando sua inserção educacional e comunitária na região central do estado.
Após a fala do vereador, foi exibido um vídeo institucional sobre os 10 anos da instituição homenageada. Logo em seguida, o vereador Marion Mortari fez a entrega de uma placa comemorativa ao diretor da Ulbra Santa Maria, professor Augusto Kirchein. Ao agradecer a distinção do legislativo, o dirigente enfatizou a gratidão da instituição à Câmara Municipal de Vereadores, pela aprovação da Lei que viabilizou a instalação da Ulbra em Santa Maria. Augusto Kirchein dirigiu também um agradecimento especial aos 309 primeiros alunos matriculados na instituição de ensino, enaltecendo a confiança que esses alunos depositaram na Ulbra. “A educação é um valoroso instrumento de humanização. Um município que coloca a educação em seu devido lugar é um município que valoriza o ser humano”, assinalou Kirchein, salientando a importância da responsabilidade do poder público com o ensino fundamental, médio e superior e as necessidade das instituições privadas em adequar-se, corresponder e dar retorno social às ações dos governos e da sociedade civil.
Fez uso da palavra ainda o capelão da Ulbra Santa Maria, Vilson Regina, que conduziu um momento devocional, sintetizando os compromissos religiosos e filosóficos da instituição. Encerrando o ato, o presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Admar Pozzobom, reiterou o reconhecimento do legislativo à missão educacional cumprida pela Ulbra e a contribuição da instituição de ensino para o desenvolvimento de Santa Maria e região.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Michelle Falcão