Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Artistas reciclam vida e obra em nova exposição na Câmara

• 29/06/2012

A Sala Eduardo Trevisan sedia a exposição “Memórias Recicladas”, das artistas Clarissa Fabrício e Simone Rosa. Amigas há cerca de 25 anos, as artistas resolveram expor os trabalhos juntas para comemorar o aniversário na carreira das artes visuais: Clarissa, 35 anos, e Simone, 25. O evento também marca a volta delas para a cidade, depois de um tempo fora de Santa Maria.

A escolha da Sala Eduardo Trevisan foi especial. Simone lembra que foi no espaço da Câmara que os primeiros trabalhos foram recebidos. As obras expostas por ela são infografias, ou seja, manipulação de imagens no computador. Simone trabalhou com dois tipos: redesenhos baseados em fotos de pinturas antigas do seu portfólio, que mostram apenas um pedaço da tela, e sobreposições de imagens novas e antigas.
A artista trabalha com essa arte tecnológica desde 2007. “Gosto dessa dinâmica, de tudo ficar pronto rápido. Até por isso trabalhava com tinta acrílica antes”, conta Simone.

Clarissa Fabrício trouxe para essa mostra variadas intervenções artísticas. Uma delas é um envelope gigante, que a artista configurou a partir de uma correspondência vinda de Paris. Há também uma obra interativa, na qual o visitante, a partir do contato com a peça, cria sua própria perspectiva da obra por meio do movimento de luz e sombra.

A exposição “Memórias Recicladas” fica aberta à visitação no térreo da Câmara de Vereadores até o dia 10 de julho, de segunda a sexta, das 8h30min ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min.

Texto e fotos: Michelle Falcão