Santa Maria, sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Tribuna livre: mobilização em defesa da FUNDAE

• 10/07/2012

O espaço da tribuna livre da sessão ordinária desta terça-feira (10) foi utilizado por Carla Suptitz, assessora da FUNDAE, que fez chamamento aos santa-marienses a fim de integrarem mobilização com objetivo de evitar o fechamento da Fundação Educacional e Cultural para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura. As galerias do plenário ficaram lotadas de alunos e ex-alunos contemplados com os cursos oferecidos pela Fundae.
Carla alertou que há o risco de a Fundae, no final do ano, encerrar atividades porque parte de seus recursos financeiros estão retidos pela Justiça apesar de a Fundação ter cumprido fielmente contrato com o Detran/RS. Carla enfatizou que desde 1978 a Fundae promove inclusão social através de capacitação de pessoas nas áreas sócio-profissionalizantes, de arte, esporte, artesanato e geração de renda. De 2007 a 2012, mais de 40 mil pessoas foram beneficiadas indiretamente pelos cursos da Fundae e, até junho deste ano, 15 mil pessoas diretamente beneficiadas. Houve a exibição do vídeo com os projetos desenvolvidos pela Fundação e a distribuição de adesivos com a mensagem “Não deixe essa historia se apagar. Não deixe a Fundae desaparecer”.
Os vereadores aprovaram o envio de moção de solidariedade e apoio à manutenção do funcionamento da Fundação. O documento será enviado a presidência da Assembleia legislativa e ao governador do Estado.
Projeto em primeira discussão:
- projeto 7769, de autoria da vereadora Helen Cabral, que dispõe sobre acomodação, em espaço especifico e de destaque, de produtos alimentícios recomendados para pessoas com diabetes.

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Renata Bianchini