Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Câmara sedia premiação dos concursos literário e fotográfico

• 29/08/2012

A solenidade de premiação dos vencedores do XXXIV Concurso Fotográfico de Santa Maria e do XXXV Concurso Literário Felippe D’Oliveira aconteceu na noite de ontem, 28 de agosto, no plenário do legislativo municipal. O certame fotográfico teve 199 trabalhos inscritos. No concurso literário concorreram 674 obras nas categorias conto, crônica e poesia. Reafirmando a abrangência dos dois certames, além dos concorrentes gaúchos, foram recebidas inscrições de estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Sergipe, Pernambuco, Amazonas, Alagoas, Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais e Ceará.
Um dos oradores da noite, o escritor Antônio Cândido de Azambuja Ribeiro, que se manifestou em nome dos integrantes das comissões julgadoras de cada uma das categorias, ressaltou o alcance nacional dos dois concursos e a projeção do nome de Santa Maria como pólo de irradiação cultural. Falando em nome dos premiados, o poeta Odemir Paim Peres Jr., lembrou que, há 10 anos, conquistava pela primeira vez uma premiação no Concurso Literário Felippe D’Oliveira, enfatizando a importância dos dois concursos como estímulo ao surgimento e à produção dos novos talentos da literatura e da fotografia.
Os certames culturais, promovidos pela Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria de Município da Cultura, sob responsabilidade do Museu de Arte de Santa Maria e da Biblioteca Municipal Henrique Bastide, têm apoio da Câmara Municipal de Vereadores. A seguir, a relação dos vencedores do XXXIV Concurso Fotográfico de Santa Maria e do XXXV Concurso Literário Felippe D’Oliveira.

XXXIV Concurso Fotográfico de Santa Maria

Categoria Amador /Cor
1º Lugar - Maurício Reindolff Dotto/ fotografia - Art (e) fícios
2º Lugar - Anelise Paz e Paz/ fotografia - Miragem
3º Lugar - Marcos Leitão Rossini/ fotografia - Esperando Hopper
Menções honrosas - Maria Fernanda Monteiro Miranda, Luciana Abitante Swarowsky e Amanda Tâmara

Categoria Amador /Preto e branco
1º Lugar - Luciana Abitante Swaarowsky / fotografia - A performance do reflexo
2º Lugar - José Carlos Barbosa de Aragão/ fotografia - Futebol 1
3º Lugar - Jorge André Diehl/ fotografia - Caçador da Luz
Menções honrosas - Leonardo da Silva Brasiliense Jr., Nathália Schneider e Denis Carrion de Oliveira

Categoria Profissional /Cor
1º Lugar - Rafael Happke/ fotografia - Rainha da bateria
2º Lugar- Geraldo Luiz Gomes da Silva/ fotografia - Sonho de menino
3º Lugar - Berenice Kauffmann Abud/ fotografia - Perspectiva em luz e cores
Menções honrosas - Alexandre Militão Carneiro, Mathias Townsend e Regina Helena Simões Novoa Alvarez

Categoria Profissional /Preto e branco
1º Lugar - Alexandre Militão Carneiro/ fotografia - Senhora Kalunga
2º Lugar - Darci Raquel Fonseca/ fotografia- Garoto do Café Excelsior
3º Lugar - Gustavo Freitas Dias/ fotografia- Quem vem lá?
Menções honrosas - Rafael Happke, Alexandre Ferreira dos Santos e Pacífico Medeiros Santos Sobrinho

XXXV Concurso Literário Felippe D’Oliveira

Categoria crônica
1º Lugar: Um Presente Antiquado - Whisner Fraga – Araraquara/SP
2º Lugar: O Passado a Dez Passos – Giuliaqna Matiuzzi Seeriz / Santa Maria/RS
3º Lugar: Faculdades Mentais - Alessandro Soares – São José/SC
Prêmio incentivo autor local: Capitães da Rua – Diego Trindade Hahn – Santa Maria/RS
Menções honrosas: Sinestesia, Oximoro e Anadiplose – João Paulo Lopes de Meira Hergessel – Alumínio/SP,O Rio Negro é o Olhar de uma Índia – Edileuza Bezerra de Lima Longo – São Paulo/SP, Tapetes – André Telucazu Kondo – Caraguatatuba/SP

Categoria conto:
1º Lugar: Fragmentos de Cortázar – Iuri Almeida Múller – Santa Maria/RS
2º Lugar: Reencontro – Vitor Otávio Fernardes Biasoli – Santa Maria/RS
3º Lugar: Triste Engano – Edileuza Bezerra de Lima Longo – São Paulo/SP.
Menções honrosas: Teste de Virgindade – Raimundo Nonato Albuquerque Silveira – Fortaleza/CE, Tesão – Herbert Paes de Barros Mercer – São José de Rio Preto/SP,
Um Pedido – Alexandra Lopes da Cunha – Porto Alegre /RS

Categoria poesia:
1º Lugar: Cecogramas – Luiz Alfredo Santos – Belo Horizonte /MG
2º Lugar: Obra de Fé Sem Luto – Eder Rodrigues - Pouso Alegre /MG
3º Lugar: Teresópolis – Rosana Banharoli – Santo André /SP
Prêmio incentivo autor local: Das Medidas – Odemir Paim Peres Junior – Santa Maria/RS
Menções honrosas: Delírio – Alberto Luiz Bresciani de Fontan Pereira – Brasilia /DF,
Panacéia – José Carlos Barbosa de Aragão – Belo Horizonte/MG.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Leonardo Moreti