Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Exposição retrata cenários da vida de artista

• 13/09/2012

Desde a última quarta-feira (12), a Sala Eduardo Trevisan recebe a exposição “Um pouco de mim”, da artista santa-mariense Patrícia Varaschini. As telas retratam diversos lugares que marcaram a vida da artista, e foram concebidas a partir de fotografias feitas pelo empresário Helmuth Steggmeier.
Parte das obras revela momentos distintos da história da cidade natal de Patrícia. Avenida Presidente Vargas na década de 1970, a Praça Saldanha Marinho dos anos 20 e os símbolos religiosos de Santa Maria são alguns dos temas destacados pela artista. Com uma predileção pela cultura gaúcha, telas sobre os campos e a fronteira também fazem parte da mostra.
Além da pintura a óleo utilizada nas telas, a técnica mista – mesclando tecido e tinta – foi utilizada na confecção das peças. O objetivo da artista é reunir o antigo e o novo, usando como fonte os trabalhos manuais da época de fundação de Santa Maria.
Em trabalhos futuros, Patrícia pretende retratar as vistas panorâmicas da cidade e mostrar aos inúmeros visitantes o que há de mais marcante.
A exposição “Um pouco de mim” pode ser vista até o dia 25 de setembro, na sala Eduardo Trevisan, no térreo da Câmara de Vereadores, das 7h30min às 13h30min.

Texto e fotos: Michelle Falcão