Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Sessão Externa e Sessão Solene no CPF Piá do Sul

• 19/09/2012

Na noite desta terça-feira (18), a Câmara de Vereadores realizou Sessão Externa e Sessão Solene em homenagem aos festejos farroupilhas no CPF Piá do Sul. Na Sessão Externa, foram aprovados os seguintes projetos:
- projeto de lei 7804, de autoria da vereadora Sandra Rebelato, que “Altera a lei municipal 5556, de 23/11/2011, que consolida a legislação que regulamenta a concessão do título de utilidade pública no município de Santa Maria”. Segundo a justificativa, a necessidade de alterar o dispositivo legal visa adequar à legislação municipal as alterações introduzidas pelo novo Código Civil.
- projeto de lei 7805, da vereadora Sandra Rebelato, que “Inclui no calendário de eventos oficiais do município de Santa Maria a Semana do Comércio”;
- projeto de lei 7815, do poder Executivo, que “Considera Santa Maria – Estado do Rio Grande do Sul – República Federativa do Brasil e Bethlem – Palestina, cidades coirmãs”.
Requerimentos aprovados:
- de autoria do vereador Paulo Airton Denardin, solicitando envio de moção de congratulações à Cooperativa do Banco do Brasil pelos 50 anos de fundação;
- de autoria do vereador João Carlos Maciel, solicitando envio de moção de congratulações ao Instituto de Educação Olavo Bilac pelos 111 anos de fundação;
- de autoria do vereador João Carlos Maciel, solicitando envio de moção de congratulações ao CTG Ponche Verde pelos 60 anos de fundação comemorados em 20 de setembro;
- de autoria da vereadora Maria de Lourdes Castro, solicitando inclusão nos Anais do Legislativo do artigo “Voto tem propósito”, de autoria de Fábio Vasconcellos, publicado na coluna do jornal A Razão, edição de 18 de setembro.

SOLENE - Após a Sessão Externa, o Legislativo realizou Sessão Solene, a qual é prevista no decreto legislativo 08/2011. O Regimento Interno da Câmara prevê a transferência temporária da sede do Poder Legislativo para um centro tradicionalista durante a Semana Farroupilha. A mesa de honra foi composta pelo vereador Manoel Badke, presidente do Legislativo; Newton Machado, patrão do CPF Piá do Sul e representante da 13ª Região Tradicionalista; Hamilton Procópio de Arruda, representando Comando da 3ª Divisão do Exército; Rosângela Recchia, diretora da Biblioteca Pública Municipal e representante do prefeito municipal e Ten. Cel. Cardoso, Comandante do 1º Regimento da Brigada Militar.
O vereador Admar Pozzobom, no discurso de homenagem aos festejos farroupilhas, destacou a relevância do Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul para Santa Maria e para 13ª Região Tradicionalista, pois mantém, durante o ano inteiro, viva a cultura gaúcha. Newton Machado, patrão do CPF, enfatizou que ser gaúcho é um sentimento e que a posição do Centro baseia-se em preservar as mais caras tradições do pago. Newton – que também utilizou a tribuna livre da Sessão Externa – citou as ações desenvolvidas pelo CPF como, por exemplo, a Carreteada da Solidariedade e elaboração e distribuição de alimentos a moradores da vila Urlândia.
Após os pronunciamentos, Lourdes Morales Dalla Costa, do Departamento de Poesia e Canto, declamou a poesia “Guerra e lavra”, de José Luiz Flores Moró. A Sessão foi encerrada com o Hino Rio-Grandense.

Texto: Clarissa Lovatto Barros