Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Troféu Sepé Tiaraju homenageia destaques do Desfile Farroupilha

• 28/09/2012

Instituído pela Lei Municipal nº 3075/1988, o Troféu Sepé Tiaraju é entregue anualmente pela Câmara de Vereadores como manifestação do reconhecimento da comunidade santa-mariense a entidades tradicionalistas de destaque no Desfile Farroupilha de 20 de setembro. Neste ano de 2012, a Comissão Julgadora que definiu os agraciados esteve composta por representantes da Prefeitura Municipal, da Brigada Militar, da Universidade Federal de Santa Maria, da 8ª Coordenadoria Regional de Educação e do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Os quesitos avaliados foram tema atual, quadros culturais, evolução organizada, indumentária e montarias.
Em solenidade realizada no Plenário da Câmara, no final da tarde desta terça-feira, 25 de setembro, receberam menções honrosas o Departamento Tradicionalista Gaúcho do Avenida Tênis Clube, o CTG Bento Gonçalves, o CTG Sentinela da Querência, o Piquete Sarandi e o Departamento Tradicionalista Querência das Dores. O Troféu Sepé Tiaraju 2012 coube ao Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul.
Ao fazer uso da palavra, o representante do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Elias Leal, destacou a qualidade e o empenho de todas as entidades presentes ao desfile. O Vice-Patrão do CPF Piá do Sul, Valmir Bohmer, mencionou a honra ímpar por ocupar a tribuna do legislativo municipal e por integrar a 13ª Região Tradicionalista. “Meus parabéns às demais entidades que fazem da 13ª uma das maiores regiões do Movimento Tradicionalista Gaúcho”, saudou Bohmer. O coordenador da 13ª R.T., João Carlos Cardoso de Lima, agradeceu o permanente apoio recebido da Câmara Vereadores e o esforço de todas as entidades no sentido de preservar e difundir a cultura gaúcha, não apenas durante os festejos farroupilhas. “No dia de hoje, o CPF Piá do Sul foi agraciado com o destaque, mas gostaríamos de dividir este mérito entre todas as entidades que integram a 13ª Região Tradicionalista”, disse Cardoso de Lima. O presidente do legislativo municipal, vereador Manoel Badke, referiu o compromisso de todos os parlamentares com o apoio e a valorização das entidades tradicionalistas, que tão bem desempenham a missão de perpetuar os princípios da cultura gaúcha. “Este parlamento não apenas louva, mas reafirma seu engajamento em ações humanitárias lideradas pelo MTG, como a Carretada da Solidariedade”, destacou Badke.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Michelle Falcão