Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Exposição retrata Santa Maria

• 28/09/2012

A Sala Eduardo Trevisan recebe a exposição “Novo olhar sobre Santa Maria”, dos alunos do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Riachuelo, organizada pelas professoras Mara Beatriz Nascimento, Cristiane Pissutti e Karen Mazza.
As fotos retratam vários lugares da cidade, como por exemplo, a Vila Belga, Catedral, o Theatro Treze de Maio, o Coreto da Praça Saldanha Marinho, a Viação Férrea, a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, entre outros prédios antigos de Santa Maria.
A ideia surgiu em 2011 e teve continuidade este ano. Tudo começou através de uma pesquisa dos alunos no acervo histórico da cidade e uma palestra sobre fotografia. Além das fotos, os alunos fizeram um poema sobre seus registros e sentimentos ao fotografar Santa Maria.
Na abertura da mostra, os estudantes ainda homenagearam a cidade cantando a música “Santa Maria”, de Beto Pires. A diretora do colégio Ana Maria Kirchof destacou a importância deste trabalho para um conhecimento maior dos alunos sobre sua cidade. A estudante Larissa Sangoi falou em nome dos alunos e destacou que, antes de conhecer o mundo, é preciso conhecer a própria cidade.
A exposição “Novo olhar sobre Santa Maria” pode ser visitada até o dia 9 de outubro, na Sala Eduardo Trevisan, no térreo da Câmara de Vereadores. De hoje até o dia 5 de outubro o horário de visitação é das 7h30min às 13h30min e nos dias 8 e 9, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min.

Texto: Aline Schefelbanis
Fotos: Felipe Martins