Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Entrega da Medalha Herbert de Souza ocorre na terça-feira (16)

• 15/10/2012

A Câmara de Vereadores de Santa Maria realiza, nesta terça-feira (16), Sessão Solene para entrega da Medalha Herbert de Souza, distinção concedida pelo Legislativo Municipal como forma de reconhecimento a pessoas, grupos ou entidades que tenham se destacado na área da ação social. A solenidade acontece no Plenário Coronel Valença, às 18h. Nesta edição, a honraria será entregue à Regina Fighera, integrante da Associação Santa-Mariense de Ostomizados, que há 27 anos realiza trabalho solidário e voluntário com pessoas ostomizadas.
A ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório ou urinário para manter uma comunicação com o meio externo, por onde é possível conectar um tubo de inspeção ou manutenção. Dependendo do local em que foi realizada a ostomia, o procedimento recebe um nome diferente: a traqueostomia, por exemplo, é aplicada a pacientes com dificuldades respiratórias, em que a traqueia é aberta abaixo do ponto congestionado e um tubo é inserido no local para permitir a entrada livre de ar.